URUGUAIANA JN PREVISÃO

Segundo ano

Estudantes iniciam as Trilhas de Aprofundamento em 2023

Ilustração/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - As trilhas de aprofundamento serão aplicadas para alunos do 2º ano.

Uma das principais mudanças no Novo Ensino Médio e a chegada dos itinerários formativos que compõem os três eixos de formação implantados pelo projeto: Projeto de Vida, Mundo do Trabalho e Cultura e Tecnologia. Dentro de cada um destes itinerários formativos, estão inseridas as chamadas trilhas de aprofundamento, que em 2023, passam a ser implantadas para alunos do 2º ano do Ensino Médio. 

Em setembro do ano passado, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio escolheram as trilhas formativas – 24 no total – através de um questionário disponibilizado no site da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Cada Itinerário Formativo corresponde à quatro áreas da Base Nacional Comum Curricular: Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Ciências Humanas sociais. 

A implementação do Novo Ensino Médio Gaúcho passa por seis eixos de execução para que o novo modelo curricular possa ser implementado. Os seis eixos são baseado nas seguintes formações: Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Cultura e Tecnologias Digitais, Formação Geral Básica, Projeto Básico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Trilhas de aprofundamento. No ano passado, quatro das seis formações começaram a ser implementadas (Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Cultura e Tecnologias Digitais) e em 2023, as duas formações restantes (Formação Geral Básica e Trilhas de aprofundamento) darão continuidade a implementação do Novo Ensino Médio Gaúcho. 

De acordo com a pesquisa de interesse realizada através do site da Seduc, as oito trilhas mais escolhidas pelos alunos do município foram:  Sustentabilidade e Qualidade de Vida; Expressão Corporal, Saúde e Bem-Estar; Empreender, Comunicar e Transformar; Saúde, Cultura e Inclusão Social; Tecnologia, Pesquisa e Comunicação; Empreendedorismo, Justiça Social e Inovação; Vida, Cidadania e Relações Pessoais e Educação Financeira e Linguagens Aplicadas. Cada trilha de aprofundamento corresponde a um dos eixos Projeto de Vida, Mundo do Trabalho e Cultura e Tecnologias Digitais. 

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio das escolas estaduais de Uruguaiana, irão poder optar entre as oito trilhas escolhidas acima. O ano letivo de 2023 começa a partir de 23 de fevereiro. Entre os dias 8 e 17 fevereiro acontecerão os Estudos de Recuperação para os alunos que não atingiram a média anual ou tiveram frequência menor de 75% de frequência. 

Policiais passam por treinamentos em Brasília Anterior

Policiais passam por treinamentos em Brasília

Duas obras no município são prioridades do novo governo Próximo

Duas obras no município são prioridades do novo governo

Deixe seu comentário