Uruguaianense é eliminada na semifinal da Super Taça Farroupilha
Encceja
Prazo para justificar ausência no Encceja 2024 vai até sexta

Divulgação/Mec imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Os demais interessados em participar do exame de 2025 deverão se inscrever no Sistema Encceja entre 21 de abril e 2 de maio
As pessoas interessadas em participar gratuitamente da edição de 2025 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), mas que não compareceram às provas do exame no ano passado tem até a sexta-feira, 28/3, para justificar a ausência.
O Encceja é gratuito para aqueles que não faltaram a edições anteriores ou que apresentaram justificativa válida para a ausência. O resultado da análise das justificativas será publicado em 7 de abril. Quem não justificar sua falta no Encceja 2024 ou tiver a solicitação recusada precisará reembolsar a organização em R$ 40. O boleto – gerado no sistema de inscrição – poderá ser quitado até 7 de maio.
Edição de 2025
As provas do Encceja 2025, em âmbito nacional, serão aplicadas em 3 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal. O exame é organizado anualmente pelo Inep, mas a emissão dos certificados e das declarações de proficiência fica a cargo das secretarias estaduais de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que aderirem ao Encceja 2025.
Inscrições e inclusão
Os demais interessados em participar do exame de 2025 deverão se inscrever no Sistema Encceja entre 21 de abril e 2 de maio. Os participantes que necessitarem de atendimento especializado devem informar, no momento da inscrição, a condição que justifica a solicitação, incluindo baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, deficiência intelectual, dislexia ou transtorno do espectro autista.
O Inep comunicou que, a partir desta edição, os participantes com diabetes poderão se identificar na inscrição. A opção estará disponível na seção de atendimento especializado e será confirmada mediante apresentação de laudo médico. Outras condições, como gravidez, lactação, idade avançada ou estudantes em classe hospitalar, também podem justificar a necessidade de atendimento especializado. Nesses casos, o candidato deverá anexar um documento legível que comprove a situação mencionada.
As pessoas que desejarem utilizar o nome social durante o exame devem cadastrá-lo previamente na Receita Federal e selecionar essa opção no momento da inscrição. O nome social representa a forma como a pessoa se reconhece e, uma vez escolhido, será utilizado em todos os documentos e materiais administrativos do Encceja Nacional 2025.
Serviço
Para auxiliar na preparação para a prova, o Inep disponibilizou gratuitamente materiais de estudo para professores e para os estudantes que buscam obter a certificação do ensino fundamental ou médio. Além disso, é possível revisar o conteúdo por meio das provas aplicadas em edições anteriores.
Deixe seu comentário