URUGUAIANA JN PREVISÃO

Para Pets

Estado apresenta proposta para Fundo de Proteção Animais

Joel Vargas/Ascom GVG - Projeto de lei para a criação do fundo já está na Assembleia Legislativa.

O Governador em exercício, Gabriel Souza, anunciou nesta sexta-feira, 1º/8, o envio à Assembleia Legislativa de um projeto de lei para instituir o Fundo Estadual de Bem Estar de Animais Domésticos. A proposta, inédita no país, tem como objetivo garantir recursos permanentes para ações de proteção animal, como castrações, abrigos, atendimento veterinário e capacitações.

Segundo Gabriel, o novo fundo não precisará mais disputar verba com outras áreas ambientais, como ocorre hoje com o Fema (Fundo Estadual do Meio Ambiente).“Seremos o primeiro estado brasileiro com um fundo exclusivo para animais domésticos”, destacou. Além de recursos estaduais, o fundo poderá receber doações, repasses de outros entes federativos, valores de multas ambientais e indenizações por danos a animais, para investimento em castrações, abrigos, acolhimento de animais, capacitação de profissionais, convênios com clínicas e hospitais veterinários, entre outras ações voltadas à saúde e proteção de animais domésticos. Também está prevista a criação
de um conselho gestor com participação da sociedade civil, garantindo transparência e controle social.

A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, reforçou que a medida representa um avanço na consolidação de políticas permanentes para a causa. “A ideia surgiu da necessidade de estruturar de forma contínua ações que antes eram feitas em caráter emergencial, como nas enchentes de 2024”, lembrou.

Durante o evento, representantes de entidades ligadas à proteção animal elogiaram a iniciativa. Cláudia Azevedo, do coletivo SOS Operação Nazário, classificou a proposta como um marco histórico para o RS.

Atenção aos cavalos

O fundo também contemplará políticas voltadas a cavalos usados como tração em áreas urbanas, permitindo parcerias com municípios para o acolhimento e cuidado desses animais. “E aqui um sonho da causa animal de muito tempo: teremos também recursos para os cavalos que hoje, infelizmente, são usados no meio urbano como veículo de tração animal. O fundo poderá financiar políticas públicas para esse tipo de causa, que é tão importante, na medida que esses animais, muitas vezes, são submetidos a extremos maus-tratos”, ressalta o governador em exercício.

A iniciativa dá sequência a uma série de ações do governo estadual em defesa dos animais, como o Programa Melhores Amigos, o Plano Estadual de Resposta à Fauna e a campanha “Adote um Bichinho”, realizada após as enchentes de 2024.


Estado apresenta proposta para Fundo de Proteção Animais Anterior

Estado apresenta proposta para Fundo de Proteção Animais

Clemente assume presidência do Podemos Próximo

Clemente assume presidência do Podemos

Deixe seu comentário