URUGUAIANA JN PREVISÃO

UFSM

Ancestral mais antigo dos dinossauros é descoberto no RS

Reprodução / UFSM / Caetano Soares imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Ilustração dos precursores dos dinossauros feita pela universidade.

Um artigo publicado no periódico científico Gondwana Research descreve um estudo feito por paleontólogos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sobre um animal fossilizado descoberto no Rio Grande do Sul. De acordo com os cientistas, trata-se do mais antigo precursor dos dinossauros que viviam na América do Sul.

Segundo a universidade, os fósseis dessas criaturas são abundantes na Argentina e são escavados em rochas com 236 milhões de anos no país vizinho, fornecendo dados cruciais sobre a origem dos "verdadeiros dinossauros".

Agora, um novo espécime exumado da região central do Rio Grande do Sul revelou um conjunto de traços únicos do grupo que engloba os dinossauros e seus parentes próximos.

O espécime foi estudado e catalogado pelo paleontólogo Rodrigo Temp Müller, do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia da Universidade Federal de Santa Maria (CAPPA/UFSM), e pelo mestrando Maurício Silva Garcia, do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da UFSM.

Segundo os pesquisadores, o fóssil encontrado é um fêmur com 11 centímetros de comprimento com características que indicam que ele pertence aos dinossauromorfos, grupo que inclui os dinossauros e seus ancestrais próximos.

Um dos fatos mais relevantes levantados na pesquisa é que o espécime foi escavado de um sítio fossilífero com aproximadamente 237 milhões de anos, o que o torna este o registro mais antigo da América do Sul e revela que os ancestrais do dinossauro viveram no continente um milhão de anos antes do que se imaginava.

Em relação ao resto do mundo, apenas alguns precursores dos dinossauros encontrados na Tanzânia e na Zâmbia podem ser ligeiramente mais antigos do que o exemplar brasileiro, apesar de ainda existirem dúvidas quanto a idade do material encontrado nos países africanos.


HB tem nova previsão para retorno de energia elétrica Anterior

HB tem nova previsão para retorno de energia elétrica

Comitê Científico do RS divulga nota sobre uso de máscara em crianças Próximo

Comitê Científico do RS divulga nota sobre uso de máscara em crianças

Deixe seu comentário