"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
RS TI
Senac lança programa para capacitação profissional no setor de TI
Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Senac-RS lançou neste mês o Programa RS TI, com o intuito de capacitar profissionais para área de Tecnologia da Informação visando conectar o ensino às oportunidades de trabalho na área em empresas parceiras. Ao todo serão 9 mil vagas, sendo 3 mil gratuitas e ofertadas em 18 escolas Senac espalhadas pelo Estado ao longo dos anos de 2022 e 2023.
O curso busca suprir uma necessidade de mercado. São cerca de 53 mil pessoas formadas por ano em cursos de perfil tecnológico, mas uma demanda média anual de 159 mil profissionais de Tecnologia da Informação segundo estudo publicado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, em 2021.
O relatório estima que as empresas de tecnologia demandem 797 mil profissionais até 2025, porém, a projeção é de um déficit anual de 106 mil- 530 mil em cinco anos. "São números que refletem a realidade de um setor estratégico para o crescimento do país e que deixam exposta a necessidade urgente de capacitação profissional. O Programa RS TI visa ampliar a oferta de mão de obra qualificada", explica o diretor regional do Sesc/Senac, José Paulo da Rosa.
No total serão quatro formações presenciais, todas alinhadas com as oportunidades iniciais na área de Tecnologia da Informação: Desenvolvimento Front End - 204 horas; Desenvolvimento Back End com Java - 204 horas; Desenvolvimento Desktop Java - 168 horas; Desenvolvimento Python - 252 horas.
A oferta das 9 mil vagas para capacitação serão distribuídas em dois ciclos, em 2022 e 2023, com metas iguais. Serão disponibilizadas 1.500 vagas gratuitas por meio do Programa Senac de Gratuidade - PSG, as quais terão as suas divulgações por meio de editais, com ofertas de turmas abertas.
Estas vagas destinam-se a pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos federal. O candidato deve atender aos requisitos dos cursos, estar matriculado ou ser egresso da educação básica e ser trabalhador empregado ou desempregado.
Ainda, haverá a oferta de 3 mil vagas disponibilizadas por meio das escolas Senac e negociadas com iniciativas públicas e privadas. Para mais informações sobre o programa, pode-se procurar a escola do Senac em Uruguaiana, que também irá ofertar a formação.
Com informações de Senac-RS
Deixe seu comentário