URUGUAIANA JN PREVISÃO

Comemorações

Culto ecumênico vai marcar aniversário da cidade

Ascom PMU/Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - 51 – O evento ocorre nesta quarta-feira, 29/5.

Culto ecumênico vai marcar aniversário da cidade 

Para comemorar os 178 de emancipação de Uruguaiana, a Prefeitura Municipal realizará um culto ecumênico no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, nesta quarta-feira, 29/5, a partir das 18h. Pelo menos 12 segmentos religiosos estarão reunidos com as suas representações e a sua comunidade para celebrar o aniversário do município, buscando levar fé e esperança nesse momento tão delicado do Rio Grande do Sul, em que milhares de pessoas foram atingidas pelas enchentes. Além disso, durante o evento ocorrerão apresentações dos corais das igrejas, em um momento de união e esperança. 

A programação do aniversário de Uruguaiana, que ocorreria durante todo o mês de maio, foi suspensa devido as tragédias que ocorreram no estado e a enchente que atingiu o município. 

Uruguaiana comemora seu 178º aniversário 

No contexto da Revolução Farroupilha, em 1835, durante os turbulentos anos da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, surge Uruguaiana. Originária das terras do município de Alegrete, a cidade tem suas raízes na resistência dos farrapos contra o Exército Imperial. O General Bento Gonçalves da Silva, líder dos revoltosos, oficializa a povoação à margem do Rio Uruguai, próximo ao Posto Fiscal, em um decreto de 24 de fevereiro de 1843, batizando-a inicialmente de Capela do Uruguai. Após enfrentar problemas devido às enchentes do Rio Uruguai, a povoação é relocada para o local conhecido como Capão do Tigre, renomeada como Sant' Ana do Uruguai, consolidando-se próximo ao rio, onde está situada atualmente.  

Em 29 de maio de 1846, Uruguaiana é elevada à categoria de vila e torna-se sede de um novo município, desmembrando-se de Alegrete, por iniciativa de Domingos José de Almeida, Ministro da Fazenda do Governo Farroupilha. Uruguaiana é única por ser a única cidade fundada pelos farrapos, um fato de grande orgulho para seus habitantes. Sua emancipação marcou não só seu nascimento como município, mas também um novo capítulo em sua história, afirmando sua identidade e autonomia. A cidade, ao desenvolver-se, estabeleceu relações comerciais e culturais com Buenos Aires e Montevidéu, refletindo uma influência hispano-francesa em sua vida cotidiana. Sua trajetória também se entrelaça com a emancipação de Paso de los Libres, do outro lado do rio Uruguai, na Argentina.  

No dia 29 de maio de 2024, Uruguaiana completa 178 anos de emancipação, celebrando não só sua história, mas também seu crescimento e desenvolvimento. Desde suas origens como uma povoação fundada pelos farrapos até sua consolidação como um município independente, Uruguaiana tem sido um símbolo de resistência e progresso. 

Crédito: Ascom PMU/Divulgação 


Município lança Campanha do Agasalho 2024 Anterior

Município lança Campanha do Agasalho 2024

Mulheres não precisam mais de autorização do parceiro para laqueadura Próximo

Mulheres não precisam mais de autorização do parceiro para laqueadura

Deixe seu comentário