URUGUAIANA JN PREVISÃO

Nova legislação

Mulheres não precisam mais de autorização do parceiro para laqueadura

Freepik/Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - – A nova legislação também reduziu a idade mínima exigida.

Mulheres não precisam mais de autorização do parceiro para laqueadura 

Mulheres não precisam mais de autorização para realizar o procedimento de laqueadura. A informação é da secretária municipal de Saúde de Uruguaiana, Suziele Pivetta. Segundo ela, a mudança foi possível a partir nova Lei 14.443, que entrou em vigor recentemente.  

Agora, tanto mulheres quanto homens têm mais autonomia em relação à decisão de realizar a laqueadura e a vasectomia, respectivamente. Além de remover a necessidade do consentimento formal do cônjuge, a nova legislação também reduziu a idade mínima exigida de 25 para 21 anos.  

Uma das inovações mais significativas é a permissão para a realização da laqueadura no momento do parto, algo antes proibido. No entanto, a decisão deve ser tomada com antecedência de pelo menos dois meses. 

A nova legislação prevê que os procedimentos devem ser oferecidos tanto na rede pública quanto privada de saúde, desde que o paciente cumpra os requisitos legais. Em caso de descumprimento da lei, é recomendado procurar a Defensoria Pública do Estado para buscar orientação e, se necessário, tomar as medidas legais cabíveis. 

– A nova legislação também reduziu a idade mínima exigida. Freepik/Ilustração 


Culto ecumênico vai marcar aniversário da cidade Anterior

Culto ecumênico vai marcar aniversário da cidade

Reunião municipal aborda queda de receita aos municípios após enchentes Próximo

Reunião municipal aborda queda de receita aos municípios após enchentes

Deixe seu comentário