URUGUAIANA JN PREVISÃO

Imunização

Secretaria alerta gestantes sobre importância da vacinação no pré-natal

Daiany Mossi/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - – A vacina DTPA está disponível em todas as ESFs.

Além dos exames realizados durante o pré-natal, há também diversas vacinas que devem ser administradas à mulher. Estas medidas visam fortalecer o sistema imunológico da gestante e proteger a saúde do bebê. Com a imunização, os anticorpos da mulher são transferidos para a criança através da placenta e, após o nascimento, pela amamentação.  

A Caderneta da Gestante, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), oferece informações sobre vacinação durante a gestação, testes rápidos e exames para a detecção de alterações, cuidados necessários, orientações sobre o parto, direitos da gestante, dicas, pré-natal do pai/parceiro, entre outras importantes referências. 

De acordo com Maria Izabel Bertei, enfermeira do setor Saúde da Mulher de Uruguaiana, a vacina DTPA, ou tríplice bacteriana acelular, é uma exclusividade para gestantes e protege contra a coqueluche, tétano e difteria. “Essa vacina é um plus a mais para a mãe e o bebê e deve ser feita a partir das 20 semanas de gestação. Além disso, a mãe deve completar o seu calendário de vacinação com o imunizante contra a influenza, hepatite e antitetânica” explicou Maria Izabel Bertei. 

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), em 2023 a cobertura da DTPA foi de apenas 75%. A última vez que o Brasil teve um surto de coqueluche foi em 2014, mas O MS afirmou que vários países têm registrado aumento de casos e essa onda pode chegar no país. Até o começo de abril, foram registradas 31 infecções e mais de 80% delas em bebês de até seis meses. O SUS também disponibiliza o imunizante para os bebês, mas apenas a partir dos dois meses de idade, completando o esquema aos seis. Ou seja, as maiores vítimas da coqueluche dependem totalmente da vacinação na gravidez para não adoecer. 

A enfermeira ainda alerta sobre a importância de manter a carteirinha atualizada. “A enfermeira que abrir o pré-natal da gestante, vai verificar quais vacinas estão faltando para essa mulher. Lembrando que tem tudo pelo SUS, tanto na sala de vacina do Posto Central como nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs)” completou. 

Maria Izabel Bertei afirma que é uma defensora da vacinação e sempre informa sobre a importância das vacinas durante a gestação. “Toda a gestante deve fazer a vacina da influenza, assim como a da Covid-19, que não é obrigatória no pré-natal, mas logo vai ser. Além disso, sou uma grande defensora da imunização, sabemos que infelizmente muitas mulheres que estavam gestando perderam suas vidas por estarem com Covid. Então, as mamães precisam estar com seu sistema imunológico garantido para cuidar da sua saúde e do seu bebê” explicou. 

 


Município realiza mutirão de pesagem obrigatória do Bolsa Família Anterior

Município realiza mutirão de pesagem obrigatória do Bolsa Família

Sebrae e Prefeitura promovem oficina de gastronomia gratuita Próximo

Sebrae e Prefeitura promovem oficina de gastronomia gratuita

Deixe seu comentário