URUGUAIANA JN PREVISÃO

Tradição

Comissão Organizadora confirma desfiles da Semana Farroupilha

Gabriela Barcellos/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A chama será acessa em Alegrete.

O mês de setembro é marcado pela Semana Farroupilha, uma colaboração reverenciada em todo o estado do Rio Grande do Sul. Durante este período, os gaúchos cultuam suas tradições, destacando-se pela exaltação dos costumes, da música, da culinária típica e dos ideais históricos que definem sua identidade cultural. 

Os eventos já iniciaram em Uruguaiana na última semana e o próximo ocorrerá no dia 3 de agosto, no CTG Patrulha do Oeste, onde ocorrerá as inscrições para os candidatos que querem concorrer como peão e prenda farroupilha. De acordo com o presidente dos festejos e atos alusivos à Semana Farroupilha, Renato Palma, há cerca de um mês as equipes estão trabalhando em cima dos eventos. "Está praticamente tudo montado, já iniciamos as promoções. Sexta-feira passada realizamos um bingo no piquete Saraquá e reunimos quase 400 pessoas, foi um sucesso e já é uma preparação para a busca da Chama Crioula" explicou Renato Palma.  

De acordo com Renato Palma, o intuito dele como presidente é reaproximar, principalmente os jovens, da cultura. "Vamos fazer como deve ser feito, infelizmente o pessoal se afastou do movimento então estamos com dificuldade para encontrar prendas e peões por exemplo. A pandemia e esses outros acontecimentos atuais afastaram os jovens da tradição e os CTGs diminuíram, quando comecei a trabalhar com tradicionalismo, há 30 anos atrás, tinha mais de 30 piquetes no município e 12 CTGs, hoje se trabalha com cerca de sete”, explicou Renato Palma. 

O tradicional desfile, que ocorre em 20 de setembro, no Dia do Gaúcho, também já está sendo organizado e o tema de 2024 será “Jaime Caetano Braun”, em homenagem ao payador e poeta gaúcho, prestigiado também na Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. 

Chama Crioula 

A 75ª geração e distribuição da Chama Crioula acontece no município de Alegrete, nos dias 16, 17 e 18 de agosto. O tradicional evento vai reunir os municípios do estado, incluindo Uruguaiana, Quaraí e Barra do Quaraí que fazem parte da 4ª Região Tradicionalista, juntamente com Alegrete. Após ser acesa, uma centelha da Chama Crioula percorre as 30 Regiões Tradicionalistas gaúchas, transportada por grupos de cavaleiros, que levam o fogo simbólico aos 497 municípios do estado. Além disso, CTGs (Centros de Tradições Gaúchas) de fora do estado também buscam essa centelha. 


Santa Casa contrata nova empresa de anestesistas Anterior

Santa Casa contrata nova empresa de anestesistas

ECA completa 34 anos com vários desafios Próximo

ECA completa 34 anos com vários desafios

Deixe seu comentário