URUGUAIANA JN PREVISÃO

Em alerta

Estado registra 39 mortes por dengue no ano

Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A principal forma de evitar a doença é a eliminação dos potenciais criadouros do Aedes aegypti.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) havia confirmado na quinta-feira, 25/5, mais um óbito por dengue no Rio Grande do Sul. Tratava-se de um homem de 43 anos, residente de Ibirubá, com comorbidades, ocorrido em 19/05/2023. Nesta segunda-feira, 29/5, foram confirmados mais três óbitos.

Os registros confirmados são de um homem, residente em Ijui, 69 anos, com comorbidades, ocorrido em 22/5 e duas mulheres, uma residente em Estrela, 64 anos e outra residente em Muçum, 95 anos, ambas com comorbidades, ocorridos em 23 e 18 deste mês, respectivamente.

A SES reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes aegypti (o mosquito transmissor da doença), com a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e eliminação dos objetos com água parada são ações que impedem o inseto de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual.

Neste ano, o Rio Grande do Sul já registra 17.821 casos confirmados da doença, dos quais 16.160 são autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado, com os demais sendo importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local).

Em 2022, o RS registrou seus maiores índices da doença em toda a série histórica. Foram mais de 57 mil casos autóctones e outros 11 mil casos importados. Ao todo, foram 66 óbitos em virtude da dengue no ano passado.

Em Uruguaiana, já são 23 casos de dengue, 128 notificações e 43 casos em investigação. Os casos descartados já somam 60. No momento o município não registra nenhuma internação e não possui nenhum óbito pela doença. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

Agência FGTAS/Sine oferece mais de 20 vagas de trabalho Anterior

Agência FGTAS/Sine oferece mais de 20 vagas de trabalho

Uruguaiana completa 177 anos de emancipação política Próximo

Uruguaiana completa 177 anos de emancipação política

Deixe seu comentário