URUGUAIANA JN PREVISÃO

INCLUSÃO

Câmara solicita sala para pessoas neuroatípicas no IGP

Sofia Villela/Ascom IGP imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A proposta visa oferecer atendimento especializado a pessoas neuroatípicas

A Câmara Municipal de Uruguaiana apresentou, nesta terça-feira, 8/4, um requerimento solicitando ao Governo do Estado a realização de um estudo técnico para viabilizar a implementação da “Sala Girassol” no posto do Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) do município. A proposta visa oferecer atendimento especializado a pessoas neuroatípicas durante a emissão da carteira de identidade. 

O pedido, de autoria da Mesa Diretora da Câmara e presidido pelo vereador Juca Gonçalves, será encaminhado à Secretaria Estadual de Segurança Pública, responsável pela gestão dos postos do IGP no Estado. A iniciativa acompanha a recente inauguração da primeira Sala Girassol em Porto Alegre, ocorrida no dia 2 de abril. 

O espaço é adaptado para acolher pessoas com transtornos como o espectro autista, síndrome de Down, TDAH, entre outros, proporcionando um ambiente sensorialmente adequado, com profissionais capacitados para atender esse público. A proposta busca tornar o processo de identificação civil mais confortável e menos estressante, especialmente para crianças e adolescentes. 

De acordo com o diretor-geral adjunto do IGP, Marco Antônio Aurélio Cúrcio, o objetivo do órgão é expandir o projeto para outros municípios gaúchos, reforçando o compromisso com a inclusão e acessibilidade nos serviços públicos. 

Para o vereador Juca Gonçalves, trazer a Sala Girassol para Uruguaiana representa um avanço no atendimento humanizado. “Estamos manifestando o interesse de Uruguaiana em ser contemplada com o projeto que representa um grande passo no atendimento especializado e no exercício da cidadania para as pessoas neuroatípicas e suas famílias”, destacou. “A implementação da Sala Girassol no município não só contribuiria para a inclusão, mas também para a garantia de um atendimento mais humano e acessível a todos”, completou. 

Leite anuncia Eduardo Bonotto como presidente do Irga Anterior

Leite anuncia Eduardo Bonotto como presidente do Irga

TCU abre espaço para a população avaliar a infraestrutura Próximo

TCU abre espaço para a população avaliar a infraestrutura

Deixe seu comentário