INFRAESTRUTURA
TCU abre espaço para a população avaliar a infraestrutura

Pixabay imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - População pode participar diretamente da fiscalização das pontes federais, relatando falhas, enviando imagens e contribuindo para auditorias do TCU.
O Tribunal de Contas da União (TCU) está ouvindo a população sobre a situação das pontes em rodovias federais. Por meio de uma consulta pública aberta, qualquer cidadão pode relatar problemas, sugerir melhorias e até enviar fotos de estruturas que apresentem riscos ou sinais de desgaste. A iniciativa visa mapear as reais condições das pontes e apoiar futuras fiscalizações. Em Uruguaiana, a Câmara Municipal aprovou, em 08/04, um requerimento incentivando a participação da comunidade nesse processo.
O documento, apresentado pelo vereador Celso Duarte (Progressistas), destaca a importância da mobilização popular, especialmente para chamar a atenção das autoridades federais sobre a necessidade de melhorias em duas estruturas estratégicas para a região: a Ponte Internacional Getúlio Vargas-Agustín Pedro Justo e a ponte sobre o Rio Ibicuí.
A consulta está disponível no aplicativo TCU Mobile (para Android e iOS) e também no site do Tribunal. Ao acessar a plataforma, o usuário pode indicar a localização da ponte, descrever sua situação, avaliar critérios como sinalização, iluminação e largura das vias, além de apontar danos estruturais visíveis e anexar imagens.
Todos os dados enviados vão embasar auditorias do TCU sobre a gestão da manutenção das pontes e rodovias federais, cuja responsabilidade é do Ministério dos Transportes, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Deixe seu comentário