URUGUAIANA JN PREVISÃO

Manifestação

Prefeitos da região protestam contra importação de arroz

– Thiago Valença – Ascom PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - – O movimento ocorreu na Ponte Internacional

Os prefeitos dos municípios da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul realizaram uma manifestação pacífica na Ponte Internacional Getúlio Vargas/ Agostín Pedro Justo, que liga Uruguaiana a Paso de los Libres. O grpo protestou contra a importação de arroz feita pelo Governo Federal nas últimas semanas. O ato ocorreu no fim da manhã desta terça-feira, 11/6, após assembleia conjunta entre Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro) e Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho (Codepampa). 

Durante a ação, o trânsito na divisa de Uruguaiana com Paso De Los Libres foi interrompido por alguns minutos. Os chefes dos Executivos Municipais alegam que a iniciativa vai desestruturar a cadeia econômica e produtiva gaúcha em um dos momentos mais difíceis da história do estado – logo após a enchente que vitimou quase 200 pessoas e destruiu casas e empresas locais. 

Entre as justificativas para tamanha indignação estão o fato de não haver hipótese de desabastecimento do produto (item que foi usado como justificativa para a importação); O produto importado não tem as mesmas exigências sanitárias feitas para a produção interna; O investimento feito pelo Governo Federal na compra – cerca de R$ 7,2 bilhões – poderia ser aplicado de outra forma, de modo que o consumo fosse do produto brasileiro. Isso não iria desestruturar a cadeia econômica e produtiva do segmento.  

Os prefeitos destacam que a importação vai diminuir a arrecadação de ICMS por parte do Rio Grande do Sul – projeção de perda de R$ 1,2 bilhão – e agravar a crise financeira. E isso em um momento crucial, que é de reconstrução do estado.  

Participaram do ato o prefeito de Uruguaiana e presidente do Codepampa, Ronnie Mello; a prefeita de Maçambará e presidente da Amfro, Adriane Schramm; o prefeito de Alegrete, Márcio Amaral, o prefeito da Barra do Quaraí, Maher Jaber; o prefeito de Itaqui, Leonardo Betin, prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes; o vice-presidente da Federarroz, Roberto Fagundes Ghigino; o presidente da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana, Ariosto Pons e demais representantes do setor arrozeiro.  

 


Programação em defesa do Hospital do Pampa reuniu centenas de pessoas Anterior

Programação em defesa do Hospital do Pampa reuniu centenas de pessoas

Aprovado projeto que prevê corte de benefícios de quem ocupa ou invade propriedades Próximo

Aprovado projeto que prevê corte de benefícios de quem ocupa ou invade propriedades

Deixe seu comentário