Desenvolvimento e integração
Autoridades locais avaliam missão governamental à Argentina
Thiago Valença/Ascom PMU/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Missão à Argentina contou com a presença do prefeito Ronnie Mello.
Terminou no domingo, 30/7, a missão internacional do governo gaúcho a Argentina. O último compromisso da agenda foi a entrega, em Buenos Aires, do convite para a 47ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer) ao presidente da Sociedade Rural Argentina, Nicolás Pino. A feira acontece entre os dias 26 de agosto e 3 se setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
A missão foi focada no desenvolvimento econômico e em reforçar a integração com a Argentina, já que o RS é, atualmente, o principal destino das exportações do país no Brasil. Entre os membros da comitiva esteve o deputado Frederico Antunes (PP), líder do governo na Assembleia. O prefeito Ronnie Mello (PP) também acompanhou algumas das agendas.
Além de reuniões com representantes do governo argentino, entre eles o presidente Alberto Fernández, Leite participou de audiências com empresários e líderes setoriais. “Voltamos dessa viagem com boas notícias. Teremos uma oferta maior de assentos nos voos de Porto Alegre a Buenos Aires a partir de outubro, o que vai ajudar na integração. Também estamos negociando com a empresa Mercado Livre a instalação de um novo centro de distribuição no Rio Grande do Sul”, destacou o governador. “Além disso, estamos trabalhando para que o gasoduto de Vaca Muerta chegue ao Brasil por Uruguaiana. São ações importantes na defesa dos interesses do Rio Grande do Sul.”
Antunes também avaliou como positiva a viagem. “Foi uma proveitosa viagem à Argentina. A respeito do tema Aviação Regional, que coordenamos na Assembleia Legislativa, a Aerolíneas Argentinas já confirmou que vamos ter um aumento de 35% na oferta de assentos nos voos de Porto Alegre a Buenos Aires, já a partir de outubro, com voos todos os dias da semana. Também ficou de ser estudado pela companhia a realização de voos semanais entre Uruguaiana e Buenos Aires. Em reunião com a secretaria de Energia e com o presidente da Argentina Alberto Fernandéz estamos trabalhando juntamente com o governador Eduardo Leite para que o gasoduto de Vaca Muerta chegue ao Brasil por Uruguaiana”, reforçou.
Ronnie também se disse satisfeito com os resultados da missão. “Foi uma missão bastante positiva. Foram expostos projetos e parcerias que visam, ali na frente, resultados expressivos na busca por desenvolvimento e conquistas para Uruguaiana e o Rio Grande do Sul. Agradeço ao governador Eduardo Leite pelo convite e também ao deputado estadual Frederico Antunes pelo apoio na intermediação das pautas. A comitiva foi muito bem recebida nas diferentes audiências. As apresentações embasadas e consistentes aumentam as chances de atingirmos as metas buscadas”, disse.
Também participaram da missão governamental os secretários da Casa Civil, Artur Lemos, de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, além do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e dos secretários-adjuntos de Comunicação, Alexandre Elmi, e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Márcio Madalena. Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin.
Deixe seu comentário