URUGUAIANA JN PREVISÃO

Conversa

Conselho de Direitos das Mulheres ouve candidatos ao Executivo

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres reuniu-se hoje com três dos candidatos a prefeito de Uruguaiana

Na noite da última segunda-feira, 24/9, o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdimu) realizou uma roda de conversa com os candidatos a prefeito de Uruguaiana. Reunidos no Palácio Borges de Medeiros, sede do Legislativo municipal, os candidatos presentes puderam expor seus planos de governo relacionados aos direitos das mulheres, pessoas com deficiências (PcD) e também de Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Pôli, Não-binárias e mais, conhecidos também como LGBTQIAPN+.  

Quem foi? 

A organização do evento foi feita pelo próprio Comdimu, que convidou os cinco prefeituráveis. Estiveram presentes os candidatos Caio Riela (MDB), o professor Ilson (PT) e Marcelo Lemos (PDT). O candidato do Partido Liberal, delegado Epifânio (PL) disse ter uma incompatibilidade na agenda de campanha. Já Carlos Delgado (PP) justificou ao Conselho que a Câmara era um prédio público e que não se sentia confortável em participar.  

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Tatiane Medeiros Abbad da Rosa, o intuito do encontro era ouvir as propostas dos postulantes para as uruguaianenses. "Não tínhamos visto nenhum deles falar sobre as mulheres e gostaríamos de saber o plano de governo em relação às políticas públicas para as mulheres e minorias", comentou. 

Temas 

Problemas como falta de moradia digna, a violência contra mulheres e minorias LGBTQIAPN+, enfrentados pela população uruguaianense diariamente, foram o foco do bate-papo. A geração de emprego e renda, além da melhoria do transporte público para pessoas com deficiência também pautaram a conversa.  

 De forma geral, os postulantes puderam expor suas ideias de forma tranquila e foi consenso entre os candidatos presentes que eles pretendem, caso assumam a prefeitura, reunir-se com o Conselho para fortalecer o elo entre poder público e Comdimu, buscando a implementação de projetos do interesse da população. 

Em uma das falas, Caio Riela disse que, caso eleito, quer desapropriar um local público para a instalação de uma casa de acolhimento que abrigará mulheres em situação de vulnerabilidade. Por outro lado, Marcelo Lemos pontuou que já propôs, enquanto vereador, diversos Projetos de Lei que vão em direção as diferentes demandas da população feminina, mas que quer manter o diálogo como base de qualquer articulação. O candidato da Federação Brasil da Esperança, Ilson da Silveira se comprometeu em manter um canal de comunicação aberto com o COMDIMU, além de governar com a participação popular. Ilson também enfatizou que sua candidata a vice, Paty Rex, é muito engajada em temas como os direitos das mulheres e LGBTQIAPN+ e que se for eleito, buscará proteger as minorias. 


Quais documentos são necessários para votar? Anterior

Quais documentos são necessários para votar?

Câmara Municipal abre processo seletivo para estagiários Próximo

Câmara Municipal abre processo seletivo para estagiários

Deixe seu comentário