URUGUAIANA JN PREVISÃO

CIDADE tira suas dúvidas

Quais documentos são necessários para votar?

Fredo Tarasuk/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - e-Título serve como documento de identificação para as eleições deste ano

 A eleição do dia 6 de outubro está cada vez mais próxima, e o CIDADE está realizando uma série de matérias especiais desmistificando as principais dúvidas do eleitorado. Hoje esclarecemos quais são os documentos necessários para que o eleitor exerça sua cidadania sem problemas.  

Cara, crachá! 

Tal qual Paulo Silvino na portaria da TV Globo, o mesário vai te pedir um documento com foto e fazer o famoso 'cara, crachá'. Assim, os fiscais conseguem comprovar que você é você, e não alguém querendo fraudar a eleição. De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (STF), em qualquer pleito realizado em território nacional, é necessária a apresentação de um documento oficial com foto. 

Podem ser utilizadas a carteira de identidade, o passaporte (desde que dentro da validade), o certificado de reservista, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), o Documento Nacional de Identidade (DNI), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou também qualquer carteira de categoria profissional que seja reconhecida por lei - aquela carteirinha da Ordem dos Advogados do Brasil por exemplo.  

Mas e o título eleitoral? 

Apesar de não ser obrigatório, o TSE também recomenda que os eleitores tenham em mãos no dia da votação o título eleitoral, pois nele se encontram informações sobre a zona e a seção eleitoral. Isso facilita muito na hora dos eleitores checarem tanto de qual zona eleitoral fazem parte, como em qual seção eleitoral votam. Vale ressaltar que o título eleitoral também tem uma versão eletrônica, o e-Título, que substitui o documento oficial com foto. Aí fica mais fácil ainda para votar.  Basta apresentar o celular com o aplicativo, já cadastrado com o perfil do portador, para o mesário. Este então verifica se o eleitor é ele mesmo e libera o votante para a cabine. Os eleitores podem baixar o app em sistemas Android ou iOS, basta procurar por "e-Título" na loja de aplicativos de seu celular.  

As eleições deste ano ocorrem no próximo dia 6 de outubro, a partir das 8 horas da manhã e vai até as 17h, em todo Brasil.  


Câmara fará audiência pública sobre metas fiscais Anterior

Câmara fará audiência pública sobre metas fiscais

Conselho de Direitos das Mulheres ouve candidatos ao Executivo Próximo

Conselho de Direitos das Mulheres ouve candidatos ao Executivo

Deixe seu comentário