URUGUAIANA JN PREVISÃO

POLÍTICA

Executiva estadual nega convenção do PSDB em Uruguaiana

Divulgação/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Executiva estadual é presidida pelo deputado federal Lucas Redecker.

Em reunião nesta segunda-feira, 31/7, a Executiva estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), presidida pelo deputado Lucas Redecker, definiu a lista de municípios autorizados a realizar convenção municipal neste mês, a fim de eleger novo diretório. Este será o grupo que conduzirá o partido pelos próximos dois anos, inclusive durante o processo eleitoral de 2024. Uruguaiana não está na lista e, portanto, não terá convenção.

No município, o PSDB vinha sendo comandado por uma comissão provisória presidida pelo ex-prefeito Luiz Augusto Schneider. No entanto, quatro dos sete membros do grupo renunciou ao cargo no mês passado, alegando divergências com Schneider, o que implicaria na dissolução da comissão provisória, já que o Estatuto da agremiação define como cinco o número mínimo de membros. O grupo dissidente também solicitou ao PSDB RS que a realização da convenção não fosse autorizada.

Fontes do CIDADE na Executiva estadual do PSDB dizem que o ex-prefeito solicitou prazo para recompor a comissão. Tal pedido foi defendido pela deputada Zilá Breitenbach durante a reunião da Executiva. No entanto, a apreciação foi suspensa após um pedido de vistas coletivo. Ainda de acordo com estas fontes, um parecer da área jurídica do partido deverá ser apresentado na próxima semana, confirmando a dissolução da comissão provisória, em acordo com o estatuto da agremiação. Em seu artigo 35, o estatuto determina que, havendo a vacância de metade mais um dos membros, o diretório (ou comissão provisória) será considerado extinto pelo órgão imediatamente superior. As fontes do CIDADE dizem ainda que, se tal decisão se confirmar, uma nova comissão provisória deverá ser formada, mas após o término do período de convenções, em 31 de agosto.

A redação do CIDADE tentou contato com o ex-prefeito Luiz Schneider, mas até o fechamento desta edição não havia sido atendida.

 

Proposta de orçamento para 2024 está disponível para consulta Anterior

Proposta de orçamento para 2024 está disponível para consulta

PL proíbe alimentos ultraprocessados na merenda escolar Próximo

PL proíbe alimentos ultraprocessados na merenda escolar

Deixe seu comentário