URUGUAIANA JN PREVISÃO

BR-290 e 116

Famurs se posiciona favorável a investimentos estaduais em BRs

Divulgação / Famurs imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul emitiu nesta quinta-feira, 26/5, o posicionamento oficial da entidade com relação ao Projeto de Lei (PL) 51/2022 em tramitação na Assembleia Legislativa, que prevê investimento de R$ 490,2 milhões em verbas estaduais para obras de duplicação nas rodovias federias BR-290 BR-116. O posicionamento foi divulgado após a maioria das associações regionais votaram a favor do PL.

A Famurs realizou na manhã de quarta-feira, 25/5, uma Assembleia Geral Extraordinária para tratar sobre o projeto. Na ocasião, das 21 associações de municípios convidadas, 11 foram contra, três neutras e seis não compareceram.

As associações contrárias e indecisas se reuniram com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS) ontem pela manhã para sanar dúvidas a respeito dos investimentos.

Desta forma, as associações de municípios indicaram durante o dia seus posicionamentos finais, conforme acordado durante Assembleia Geral Extraordinária, realizada na quarta-feira. Pela maioria dos votos, as regionais são a favor do projeto de lei. Ao todo, 14 regionais votaram a favor dos investimentos, 12 se mantiveram contra e outras duas não encaminharam seus posicionamentos.

A Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), presidida pelo prefeito Ronnie Mello (PP), já havia votado de forma favorável durante a Assembleia Geral. Segundo o governo estadual, o investimento na duplicação das rodovias trará benefícios econômicos para o RS por ampliar a capacidade logística do Estado.

"Neste tema tão importante ouvimos o posicionamento dos prefeitos e presidentes de todas as associações municipais. Sabemos da importância do posicionamento da Famurs para que esta pauta avance com os deputados estaduais na Assembleia Legislativa que tem desempenhado um papel muito importante para o debate e o futuro do Rio Grande", disse o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto.


Município não cumpre gastos mínimos com educação e saúde Anterior

Município não cumpre gastos mínimos com educação e saúde

Regulamentação de aplicativos de transporte será debatida Próximo

Regulamentação de aplicativos de transporte será debatida

Deixe seu comentário