URUGUAIANA JN PREVISÃO

Aviação

Leite assina decreto de incentivo à aviação internacional

Na manhã desta quarta-feira, 4/10, o governador Eduardo Leite (PSDB) assinou um decreto que prevê a redução da carga tributária de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o querosene de aviação (QAV). A assinatura ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O documento foi assinado pelo governador, pelo secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, pelo procurador-geral do Estado, Eduardo da Costa, pelos secretários Ernani Polo e Juvir Costella, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin (MDB), e pelo deputado Frederico Antunes (PP), presidente da Frente Parlamentar da Aviação. O ato contou também com a presença de Andrea Pal, CEO da Fraport, empresa que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. 

O objetivo do benefício fiscal é incentivar a implantação de um Centro Internacional de Conexões de Voos no Rio Grande do Sul, ampliando a oferta de rotas do Estado para fora do país. Atualmente, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, conta com sete voos internacionais e é o terceiro com maior número de rotas para fora. 

Além disso, a medida também visa despertar o interesse das companhias aéreas pela implantação de voos internacionais em aeroportos regionais, como o Aeroporto Rubem Berta, em Uruguaiana. Atualmente, o terminal está sendo reformado pela concessionária, a CCR Aeroportos, e em breve terá condições estruturais de voltar a ser um aeroporto internacionais, podendo contar, por exemplo, com voos para Buenos Aires e Montevideo.   

Na ocasião, Leite disse que a medida é um marco para estimular o desenvolvimento do Estado. “Esse decreto é um passo fundamental para que possamos fazer um trabalho intenso junto às linhas aéreas e a outros órgãos e agências para fomentar essas conexões. Com isso, nós colocamos o Rio Grande do Sul cada vez mais na rota de desenvolvimento para o Brasil, para o continente e para o mundo”, afirmou. 

"Essa é mais uma conquista da Frente Parlamentar da Aviação Regional. Atualmente o nosso Estado é o que detém o maior número de voos internos e agora, com a medida, vamos ampliar ainda mais as rotas internacionais no Rio Rande do Sul que hoje somam sete voos. A meta em 2024 é termos mais de 10 voos internacionais diretos com partida aqui do sul do Brasil", comemorou Frederico. 

O decreto 

O documento une em um só decreto todos os benefícios já implantados por decretos anteriores acerca do tema (50 681/2013, 52 581/2013, 52 607/2015, 54 685/2019 e 54 961/2019) e traz novos incentivos, que entram em vigor em janeiro de 2024, até dezembro de 2025. Também será concedido o benefício do não estorno dos créditos. 

O subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Pereira, explicou as novas regras, que valerão também para voos regionais e nacionais, e comentou sua importância para o mercado da aviação civil no Rio Grande do Sul. “Acreditamos que isso estimula as empresas a aumentar o número de linhas, tanto dentro do Brasil quanto para fora. A expansão da malha é contrapartida para que as companhias possam usufruir da redução da carga tributária”, detalhou. 

A isenção de ICMS sobre o QAV será concedida para empresas que tiverem uma frequência mínima de cinco voos internacionais semanais, operados com aeronaves de corredor duplo, e de 50 voos diários com interligação nacional.  

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, ressaltou que o Estado está se tornando cada vez mais competitivo no setor da aviação. “Nós iniciamos esse debate em 2019, buscando a possibilidade de incentivo. No começo, parecia impossível, mas hoje o Rio Grande do Sul é o Estado que detém o maior número de voos internos e agora, com a medida, se torna ainda mais atrativo para as companhias aéreas”, analisou. 

Também haverá redução da base de cálculo para empresas que cumprirem frequência inferior - nesses casos, o percentual ainda deverá ser estabelecido pelo Executivo. Serão beneficiadas as companhias que oferecerem, no mínimo, um voo internacional semanal, operado com aeronave de corredor duplo, e 30 voos diários com interligação nacional ou internacional, quando operados sem corredor duplo. 

Câmara autoriza repasse para pagamento do piso da enfermagem Anterior

Câmara autoriza repasse para pagamento do piso da enfermagem

Câmara sugere transformar área em desuso em espaço de lazer Próximo

Câmara sugere transformar área em desuso em espaço de lazer

Deixe seu comentário