Convenções partidárias
PDT lança oficialmente Ciro Gomes como candidato à Presidência
Reprodução/Redes Sociais imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O PDT aprovou em convenção nacional na tarde desta quarta-feira, 20/7, por aclamação e sem votos contrários, a escolha de Ciro Gomes (CE) como candidato à Presidência da República.
A oficialização da candidatura foi realizada na sede nacional da sigla, em Brasília, no primeiro dia do período para realização das convenções partidárias, conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ex-ministro da Fazenda e ex-governador do Ceará, Ciro vai disputar o Palácio do Planalto pela quarta vez. Embora não tenha chegado ao segundo turno nas últimas três tentativas (1998, 2002 e 2018), registrou o melhor desempenho no último pleito, com pouco mais de 13,3 milhões de votos.
Em discurso, o pedetista afirmou que quer fazer das eleições um "plebiscito de ideias". Para isso, ele se apresenta como uma alternativa à polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tendo como slogan a frase "Prefiro Ciro". Segundo o agora candidato, os nomes do PT e do PL representam um "vazio de ideias".
Por ainda não ter um vice, no evento foi delegado poder para a Executiva Nacional do PDT definir a escolha de quem vai completar a chapa encabeçada por Ciro e as coligações da sigla.
Temporada de convenções
O evento do PDT marcou a estreia da temporada de convenções partidárias entre os presidenciáveis.
Pelo calendário da Justiça Eleitoral, os partidos têm entre 20 de julho e 5 de agosto para realizar as reuniões que definirão coligações e a oficialização das candidaturas à presidência, aos governos e aos cargos de deputado federal, estadual e distrital. Depois, as siglas têm até 15 de agosto para solicitar os registros de candidatura junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em âmbito nacional, o PT é o próximo partido com presidenciável a realizar sua convenção, em São Paulo, com a formalização da candidatura de Lula na quinta-feira, 21/7. Também em São Paulo, no sábado, 23/7, o Avante deve confirmar o nome de André Janones para a disputa.
A convenção do PL, de Bolsonaro, está marcada para domingo, 24/7, no Rio de Janeiro. Já o MDB pretende lançar o nome da senadora Simone Tebet em 27 de julho, abrindo mais uma série de convenções na próxima semana.
Deixe seu comentário