URUGUAIANA JN PREVISÃO

Vida em Movimento

Programa já realizou quase mil atividades coletivas em 2022

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Programa Vida em Movimento, que até maio deste ano se chamava Projeto de Atenção às Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dants), já realizou 967 atividades coletivas em 2022. A iniciativa, que é vinculada ao setor de Vigilância Epidemiológica, integra a Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana (SMS).

O projeto agora é uma política pública de Município após iniciativa do Executivo e aprovação da Câmara de Vereadores. A ação abrange 720 alunos que participam das atividades três vezes por semana. Em abril de 2022, o Vida em Movimento completou 12 anos de trabalho.

O objetivo do Programa é promover saúde e prevenir as doenças crônicas não transmissíveis. Assim, diminuindo índices de obesidade, hipertensão, diabetes, e outras patologias. O projeto visa também reduzir o sedentarismo a partir de encontros que estimulam uma vida mais saudável. O atendimento é orientado por profissionais especialistas habilitados, treinados e registrados no Conselho de Educação Física.

As atividades do projeto acontecem em todos os postos de saúde da cidade. Podem participar pessoas com idade acima dos 18 anos, sedentárias ou com algum tipo de doença crônica como diabetes, hipertensão, obesidade, entre outras.

Em maio de 2022, a Prefeitura de Uruguaiana, ao perceber a importância da iniciativa, tornou o Programa Vida em Movimento uma política pública de município. Isto significa que, a partir de então, no futuro nenhuma administração poderá extinguir o projeto. Além disso, poderá ser realizado concurso público para a contratação de profissionais para o programa.

A coordenação do projeto afirma que a ação torna as atividades propostas pelos professores mais assertivas, uma vez que agora há a possibilidade de elaborar cronogramas e metas também a médio e longo prazo. Com continuidade, os resultados são melhores e mais expressivos.

A SMS informou que há vagas disponíveis e os interessados podem procurar o posto de saúde mais próximo. Para obter mais informações foram disponibilizados os números da Vigilância Epidemiológica da SMS e da Coordenação do Programa Vida em Movimento, através dos telefones (55) 3911-3085 e (55) 99946-6438, respectivamente.


Santa Casa suspende internações pediátricas por falta de médicos Anterior

Santa Casa suspende internações pediátricas por falta de médicos

Psicóloga explica o efeito da pandemia na sociedade Próximo

Psicóloga explica o efeito da pandemia na sociedade

Deixe seu comentário