MARISELE VELASQUES
Organização
Vivemos em função do tempo com nossa vida cronometrada diariamente. E ele é impetuoso, corre em uma velocidade tão rápida que não permite distrações, e o que mais nos atrapalha hoje em dia são as tecnologias e mídias sociais. Tudo o que fazemos se organizam em minutos, horas, dias, meses, prazos e metas. Se precisamos nos organizar para nos alimentar e trabalhar, também é preciso para estudar. O mundo adulto com seus infinitos compromissos atinge diretamente as crianças e os jovens através do exemplo. No primeiro caso as regras devem ser colocadas desde o início da infância conforme o entendimento da criança, e na adolescência elas devem ser mantidas e se não forem cumpridas, a punição pode ser tirar atividades que o jovem tanto gosta de fazer quando não está estudando.
Muitas mães comentam que não estão conseguindo realizar os temas remotos com seus filhos, seja por negação dos mesmos ou falta de tempo dos adultos para auxiliá-los. O que se percebe é que pouco mudou em relação o que já acontecia com a educação presencial. Quantos trabalhos não são entregues e atividades para casa não são realizadas pelos mesmos motivos? Ouvimos isso diariamente em todos os anos letivos. A forma de dar aula mudou momentaneamente, porém as desculpas ainda continuam as mesmas. Em nossa rotina atual nossos filhos estão em casa e precisam ter aulas, até que se resolva ao contrário, é responsabilidade dos pais organizar um horário e dia para estudos, é fundamental também separar um lugar reservado para uma melhor concentração do estudante. Alguém vai ter que tomar a frente da situação e cobrar as atividades enviadas pela escola, ou então não adianta reclamar.
Tenho acompanhado muitas famílias procurando aulas particulares, exatamente o que acontece quando o ano letivo presencial está acabando e a família percebe que o filho nada aprendeu. Isso só mostra que pouco mudou em relação às responsabilidades das famílias com os estudos dos filhos. É preciso rever prioridades e organizar o tempo, porque de alguma forma está chegando até seu filho as atividades escolares, algum conhecimento e uma nova aprendizagem com certeza está sendo oferecido, os professores de uma forma adaptada e até mesmo inovadora, estão fazendo sua parte, quem sabe não é o ideal, mas o que está ao nosso alcance. Como li em uma postagem de uma mãe nas redes sociais, ela comentou que o ano só será perdido para aqueles que não se empenharam em aprender com o que está sendo oferecido, porque as instituições de ensino e seus professores nunca pararam de trabalhar, aliás, que saudade de estar na escola e ter horário para início e fim de expediente. Todos precisam se organizar.
Deixe seu comentário