Marisele Velasques
Presença real
As tecnologias foram criadas para auxiliar nossas vidas. Os celulares e computadores estão cada vez mais modernos nos permitindo fazer transações bancárias instantâneas sem ao menos sair de casa. Também estão auxiliando nas aulas à distância com os estudantes e professores, e há muito tempo já vem aproximando pessoas que moram em cidades ou países diferentes a se fazerem presentes mesmo que virtualmente. Não há dúvidas que nossas vidas ficaram mais práticas e as redes sociais já são favoritas para distração da grande maioria.
Com o isolamento social e a necessidade de ficarmos em casa, cresceu muito o número de famílias que adquiriram internet para poder trabalhar, estudar e se divertir. Aliás, durante meses só tínhamos ela para nos libertar das grades físicas e nos fazer sair um pouco da rotina do trabalho mesmo que dentro do lar. Parece que ficamos ainda mais focados no celular, a privacidade quase não se tem, as pessoas ligam e chamam a hora que bem entendem, sem pensar se a outro está ocupado ou até dormindo. E os filhos mesmos que trancados em um mesmo espaço físico que nós, ficam muitas vezes sem atenção alguma, porque o curtir e comentar nas redes sociais é mais interessante do que brincar um pouco, assistir um filme ou ler um livro junto com eles. E assim, muitos vão se perdendo ao deixar de viver momentos reais trocando pelos likes virtuais.
Infelizmente muitos pais preferem demonstrar amor e carinho on line do que ao vivo. Escrevem textos maravilhosos, mas não são capazes de falar pessoalmente aos seus filhos. Um abraço, um beijo, uma brincadeira, uma conversa, valem muito mais que fotos e curtidas. Esse aparelho está roubando toda a atenção e deixando quem nos ama e quer ficar perto de nós chateados, seja o esposo ou esposa, filhos, pais, irmãos. Por isso, insira em sua rotina momentos em que ele vai ficar no silencioso ou desligado, descanse sua mente e curta sua família. Aproveite e divirta-se, relaxe, converse ao vivo, desconecte-se!
A vida passa rápido, e com essa pandemia perdemos tantas pessoas especiais que um dia estavam conosco e se foram. Preencha seu descanso de bons momentos, seja ele de alguns minutos ou horas, mas faça de tudo para que se tornem inesquecíveis não só para você, mas também para todos que estão a sua volta. Podemos sim fotografar e compartilhar, mas nem tudo precisa ser mostrado. Tem memórias, cheiros e sensações tão íntimas que devem ser preservadas e lembradas apenas por aqueles que estão na vida real conosco de forma particular e especial. Tire menos fotos e viva mais momentos.
Pense nisso!
Deixe seu comentário