URUGUAIANA JN PREVISÃO

MARISELE VELASQUES

Tradição

Em um ano atípico como esse, infelizmente não poderemos comemorar em piquetes e CTG nossa Semana Farropilha. Quem imaginaria que estaríamos assistindo on line manifestações artísticas do folclore gaúcho? Voltamos no tempo apesar de tantas tecnologias, pois agora ficou com a responsabilidade exclusiva de valorizar nossa cultura a família, porque as escolas ainda estão fechadas.

Se não fosse a pandemia os colégios estariam em festa com galpões montados, apresentações artísticas e muita aula de história. Sem contar no momento emocionante que é o de cantar o hino riograndense. Os alunos pilchados e comidas típicas na hora da merenda. Mas como não é possível, vamos esperar para 2021, com certeza iremos comemorar com mais alegria.

O interessante de tudo isso é que passar nossa tradição não é uma tarefa tão difícil, porque faz parte do nosso cotidiano tantas coisas que já chegam aprendidas na escola como a roda de chimarrão, o churrasco no fim de semana, uma música tradicionalista tocando no rádio, um fogão a lenha ou lareira no frio, o respeito aos animais que ajudam na lida de campo. A bombacha tão usada por muitos durante o ano, o arroz de leite, o sagu e aquele pudim de sobremesa. Chamar a mulher e a menina de prenda (que significa presente, jóia preciosa) e o cachorro de cusco, nosso companheiro em casa. Bah! Temos tanta cultura que não vai ser um vírus que nos afastará de nossas raízes. Estamos reclusos, porém continuamos gaúchos fortes, perseverantes e guerreiros, pedindo em oração ao Patrão velho que logo tudo isso passe e possamos reviver nossa tradição em comunidade.


Novo olhar Anterior

Novo olhar

Escolas fechadas Próximo

Escolas fechadas

Deixe seu comentário