URUGUAIANA JN PREVISÃO

Pan

Brasil encerra o Pan com 205 medalhas e melhor campanha da história

O Brasil terminou os jogos Pan-Americanos de Santiago em segundo lugar no quadro de medalhas. Foram 205 conquistadas, 66 de ouro, 73 de prata e 66 de bronze. O país alcançou o objetivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) de repetir o segundo lugar na classificação, assim como fizera em Lima, há quatro anos. No Peru, porém, foram 171 medalhas ao todo (55 de ouro, 45 de prata e 71 de bronze). Neste ano o Brasil ganhou, portanto, 34 medalhas a mais. Foi o melhor desempenho do país na história dos Pans.

Algumas vieram de forma totalmente inesperada, como a prata no beisebol masculino, a Colômbia ficou com o ouro, mas, na trajetória, o Brasil venceu Cuba, potência no esporte. O Brasil também ganhou o bronze na pelota basca, esporte completamente desconhecido por aqui, com um atleta que nunca pisou no país. Filipe Otheguy nasceu no País Basco francês, mas tem mãe brasileira.

Além da surpresa no beisebol, o país teve bom rendimento em outros esportes coletivos, ouro no futebol masculino (pela primeira vez desde 1987), no vôlei masculino, no basquete e no handebol feminino; prata no handebol masculino, no vôlei feminino e no polo aquático masculino; bronze no basquete masculino, no rúgbi feminino e no polo aquático feminino.

Na ginástica rítmica, o Brasil sobrou. Foi ao topo do pódio em todas as oito categorias. Bárbara Domingos foi a atleta que mais conquistou medalhas no Pan, três ouros (geral, bola e fita) e duas pratas (maças e arco).

Nas modalidades como um todo, o Brasil se destacou na natação (27 medalhas, juntando com a maratona aquática), no atletismo (23 medalhas) e no judô (16), entre outras. No tênis de mesa, Hugo Calderano ficou com o ouro na disputa de simples e o Brasil também foi campeão por equipes no masculino.

Além das competições em si, os Jogos Pan-Americanos classificam atletas para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, caso da tenista Laura Pigossi, ouro em Santiago, e do time de handebol feminino, por exemplo.

A edição também foi a despedida de alguns atletas, como Isaquías Queiroz, da canoagem, que ganhou a prata em Santiago, e da boxeadora Bia Ferreira, que ficou com o ouro.

Equipes de Uruguaiana participam das finais do Jirgs Anterior

Equipes de Uruguaiana participam das finais do Jirgs

Inicia amanhã mais uma edição do Encontro de Basqueteiros Próximo

Inicia amanhã mais uma edição do Encontro de Basqueteiros

Deixe seu comentário