URUGUAIANA JN PREVISÃO

copa do mundo

Nos pênaltis, Brasil perde para Croácia e dá adeus ao hexa

O Brasil deu adeus ao sonho do hexacampeonato na tarde desta sexta-feira, 9/12, no estádio Cidade da Educação em Doha, no Catar. Desde o penta, em 2002, já é a quarta derrota da Seleção para uma equipe europeia nas quartas de final do Mundial. O Brasil entrou em campo com a mesma escalação que goleou por 4 a 1 a Coreia do Sul nas oitavas de final: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos, Éder Militão, Vinicius Júnior, Richarlison, Raphinha, Neymar, Casemiro e Lucas Paquetá.

Desde os primeiros minutos a seleção encontrou dificuldades para furar a intensa marcação croata. Sobravam erros, faltava espaço. A primeira finalização aconteceu aos quatro minutos. O atacante Vinícius Júnior recebeu na esquerda, puxou a bola para a entrada da área e bateu colocado, mas sem levar dificuldades para o goleiro Livakovic.

A Croácia dificultava a saída de bola do Brasil, marcando já no campo de ataque, causando desconforto pela boa atuação do meio-campo formado por Modric, Brozovic, Kovacic e Perisic. A seleção, por sua vez, insistia quase todo o tempo em bolas com Vinicius Júnior pela esquerda. Para piorar, o atacante Richarlison, artilheiro do Brasil no Mundial com três gols, e o lateral-direito Éder Militão ainda reclamavam de possíveis problemas físicos levando Fred, Pedro e Daniel Alves aquecerem aguardando a definição, mas depois retornarem ao banco.

O Brasil retornou ao segundo tempo bem mais disposto, porém com extrema dificuldade em relação a Livakovic. Logo no primeiro minuto, Richarlison desviou o cruzamento e obrigou o goleiro croata a fazer grande defesa para evitar o gol. Na sequência, após chute travado de Neymar, a bola sobrou livre para Vinicius Júnior sair cara a cara com o camisa 1 croata que, novamente, defendeu milagrosamente.

Após o empate em 0 a 0, o jogo foi para a prorrogação. Ao final da primeira metade do tempo extra, surgiu Neymar. O camisa 10 tabelou com Rodrygo, driblou o goleiro Livakovic e chutou pressionado pela marcação de Sosa para abrir o placar. O feito do melhor jogador do país igualou em sua 124ª partida a marca de Pelé, maior artilheiro da história da seleção, com 77 gols em 91 jogos.

A Croácia não se rendeu e respondeu no segundo tempo da prorrogação. Petkovic chutou de primeira, a bola desviou em Marquinhos e tirou as chances de defesa de Alisson, levando o jogo para os pênaltis.

Croácia cobrou primeiro e encontrou Alisson adiantado, convertendo o primeiro pênalti em gol. Na primeira cobrança brasileira, Rodrygo parou no goleiro Livakovic. A Croácia seguiu sem perder nenhuma cobrança. O segundo chute brasileiro foi de Casemiro, que converteu, e a terceira foi de Pedro, que fez um gol perfeito. Na quarta batida, porém, Marquinhos acertou a trave e mandou o Brasil para casa.

A derrota representou a continuidade de um jejum que já dura 20 anos, desde a Copa de 2002. A seleção caiu para a Holanda em 2006, para a França em 2010 e para a Bélgica em 2018 e, em 2014, em casa, caiu nas semifinais, para a Alemanha - o fatídico 7 x 1.

Com a eliminação do Brasil, a Croácia avança para a fase de semifinais. A partida acontece na próxima terça-feira, no Estádio Lusail, às 16h (horário de Brasília).


Argentina atropela Croácia e está na final Anterior

Argentina atropela Croácia e está na final

Argentina vence Holanda nos pênaltis e está nas semifinais Próximo

Argentina vence Holanda nos pênaltis e está nas semifinais

Deixe seu comentário