1º BPAF aponta redução em homicídios, furtos e roubos no primeiro semestre
Agricultura Sustentável
UFSM lança livro sobre projeto inovador de produtividade em lavouras de arroz

Divulgação/Equipe Rice Money Maker - Coordenado pela equipe Field Crops da UFSM, o projeto é fruto de uma colaboração entre produtores, instituições acadêmicas e empresas privadas, com o objetivo de gerar informações confiáveis e transparentes para otimizar a produção de arroz. Produtores com eficiência acima de 70% receberam o selo Safe Rice, reconhecendo boas práticas agrícolas e responsabilidade ambiental.
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lançou um livro que apresenta a 4ª edição do projeto Rice Money Maker, iniciativa que acompanha o desempenho de lavouras de arroz na América Latina. Nesta edição, 30 propriedades agrícolas no Brasil, Paraguai e Argentina foram monitoradas, consolidando o projeto como referência em manejo técnico-científico e sustentável do cereal.
Coordenado pela equipe Field Crops da UFSM, o Rice Money Maker é fruto de uma colaboração entre produtores, instituições acadêmicas e empresas privadas, com o objetivo de gerar informações confiáveis e transparentes para otimizar a produção de arroz na região.
Desde seu início, em 2021, o projeto vem expandindo sua atuação, começou com 14 lavouras na Argentina, Brasil e Uruguai, passou a incluir o Paraguai em 2022 e, na 3ª edição, contemplou 31 lavouras nos quatro países.
Os dados coletados em cada lavoura são processados com modelos matemáticos e ferramentas validadas pela comunidade científica, produzindo indicadores econômicos, ambientais e sociais. A metodologia permite avaliar a sustentabilidade de cada plantio e calcular um índice de desempenho técnico-científico.
Produtores que alcançaram mais de 70% de eficiência produtiva receberam o selo Safe Rice, certificação que reconhece boas práticas agrícolas e responsabilidade ambiental.
De acordo com o professor Alencar Zanon, coordenador do projeto, o Rice Money Maker é hoje o maior programa de produção sustentável de arroz da América Latina. Além disso, alunos de mestrado e doutorado da UFSM utilizam os dados do projeto em suas dissertações e teses, promovendo a integração entre pesquisa científica e a prática agrícola.
Deixe seu comentário