URUGUAIANA JN PREVISÃO

Relatório

1º BPAF aponta redução em homicídios, furtos e roubos no primeiro semestre

Helena Biasi - Para o batalhão, números são fruto de estratégias de prevenção e repressão qualificada

O número de ocorrências atendido pelo 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º BPAF) no primeiro semestre de 2025 teve queda, na comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento feito pelo batalhão aponta reduções significativas em grande parte dos delitos, especialmente crimes patrimoniais, homicídios e furtos, além da eliminação completa de algumas ocorrências. 
O recorte temporal, que compara os primeiros seis meses de cada ano, permite uma avaliação mais precisa da atuação policial, minimizando efeitos sazonais como feriados, clima ou eventos urbanos. Entre os crimes com maior redução estão: Os homicídios intencionais (CVLI) reduziram de nove para seis casos, uma diminuição de 33,3%. O abigeato, ou furto de gado, caiu de 39 para 16 ocorrências, representando uma redução de 59%.  

Os roubos a pedestre passaram de 61 para 26 casos, uma queda de 57,4%, enquanto os furtos de veículos diminuíram de 19 para sete registros, redução de 63,2%. Os roubos em residências também caíram, de três para um caso, correspondendo a 66,7% de redução.  

No campo dos crimes contra o patrimônio, o estelionato apresentou queda de 12,5%, passando de 361 para 316 casos. O furto qualificado reduziu de 67 para 50 ocorrências, uma diminuição de 25,4%. Segundo a Brigada Militar, o furto de celulares caiu 10,7%, com os registros passando de 56 para 50, enquanto o furto de veículos teve redução de 14,7%, passando de 34 para 29 casos. 

Alguns crimes desapareceram completamente, como o roubo a estabelecimentos comerciais e o roubo a motoristas de táxi/uber, registrando queda de 100%. O número de roubos de veículos permaneceu estável, com duas ocorrências em ambos os períodos. 

De acordo com os dados disponibilizados pela polícia militar, o único indicador que cresceu foi o tráfico de drogas, com 102 registros em 2024 e 190 em 2025, registrando um aumento de 86,3%.  

O porquê das quedas 

Segundo a Brigada Militar, ações estratégicas contribuíram para a queda da criminalidade. A redução dos crimes rurais, como o abigeato, está ligada ao trabalho da Patrulha Rural da Brigada Militar, que intensifica rondas e investiu em ações de inteligência em pontos estratégicos do interior do município. 

Já a diminuição de roubos a pedestres, furtos e estelionatos reflete a ampliação do policiamento preventivo nos bairros e na área central, com presença constante, abordagens e atuação direcionada à prevenção. 

Além disso, a queda nos furtos de veículos e em residências é atribuída ao aumento da visibilidade do patrulhamento ostensivo, especialmente em horários e locais historicamente mais vulneráveis. 

Segundo o comandante do 1º BPAF, tenente coronel Helio Soares dos Santos Junior, "os dados demonstram uma tendência sólida de queda nos principais indicadores criminais em Uruguaiana, reforçando a efetividade da política de segurança adotada pela Brigada Militar e demais forças de segurança no município". “O equilíbrio entre prevenção, ostensividade e repressão qualificada tem se mostrado eficaz na contenção da criminalidade e no fortalecimento da sensação de segurança da população” avalia. 

Concluindo, Soares reforçou que a Brigada Militar seguirá comprometida com a proteção da comunidade, investindo em estratégias integradas, policiamento orientado por dados e estatísticas, além de manter a proximidade com os cidadãos. 


1º BPAF aponta redução em homicídios, furtos e roubos no primeiro semestre Anterior

1º BPAF aponta redução em homicídios, furtos e roubos no primeiro semestre

Homem é condenado por tentar matar o enteado Próximo

Homem é condenado por tentar matar o enteado

Deixe seu comentário