URUGUAIANA JN PREVISÃO

Novidade

Unipampa terá curso de Psicologia a partir de 2027

Clarisse Amaral/JC - Em Uruguaiana, curso será noturno e ofertará 70 vagas anuais

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) aprovou, nesta quinta-feira, 4/12, a criação do curso de Bacharelado em Psicologia nos campi de Uruguaiana e São Borja. A previsão da instituição é que a nova graduação comece a ser ofertada em 2027. 

De acordo com a diretora do campus Uruguaiana, Cheila Stopiglia, o processo segue agora para registro no Ministério da Educação (MEC). Ela explica, entretanto, que as universidades federais têm autonomia para criar cursos, cabendo ao MEC apenas a validação e o registro. “Quando o Consuni aprova a criação, já estão mapeados elementos como currículo e número de vagas”, afirma. 

Para Uruguaiana, o curso terá ênfase na área da saúde e ofertará 70 vagas anuais, no turno noturno. Já o campus de São Borja abrirá 40 vagas por ano, com ênfase na educação. Embora as ênfases sejam distintas, o diploma será o mesmo para ambos os campi. 

A diretora destaca que o campus já dispõe de “estrutura básica compatível” com as exigências da graduação. A única estrutura que ainda não está concluída é o serviço-escola, que será fundamental para as atividades práticas. Segundo Cheila, isso já está pactuado: o serviço-escola funcionará no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) que está sendo construído pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana. “Esse equipamento será essencial para a formação dos estudantes”, reforça. 

Outro ponto em andamento é a necessidade de novas vagas docentes. Cheila explica que o campus já possui condições de iniciar o curso, mas precisa de reforço no quadro de professores. “Isso já está alinhado com o MEC”, afirma. 

Questionada sobre a possibilidade de antecipar a implantação para 2026, a diretora descartou a hipótese. “Não daria tempo de tramitar no Mec e realizar o processo seletivo”, disse. Com início previsto para 2027, haverá tempo hábil para que as primeiras vagas sejam ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Cheila destaca ainda que a criação do curso atende a uma demanda expressiva da comunidade externa. A proposta também foi solicitada pela Câmara de Vereadores de Uruguaiana e pelo Conselho Regional de Psicologia, consolidando o entendimento de que o município reúne condições institucionais e necessidade social para receber a formação. 

CAPSi  

As obras do futuro Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (Capsi) iniciaram em junho. O projeto, iniciado no governo Ronnie Mello (PP) e que está executado na gestão do atual prefeito Carlos Delgado (PP), terá investimento federal superior a R$1,6 milhão e será mantido com recursos do município.    

Localizado na Rua 14 de Julho, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zilda Arns, o Capsi vai atender crianças e adolescentes que necessitam de atenção especializada em saúde mental, incluindo aqueles com transtornos como Transtorno do Espectro Autista, depressão, ansiedade, dificuldades de aprendizagem. 


Prefeitura abre seleção para contratação temporária de auxiliares pedagógicos Anterior

Prefeitura abre seleção para contratação temporária de auxiliares pedagógicos

IFFar lança cartilha Educador Antirracista para escolas de todo o RS Próximo

IFFar lança cartilha Educador Antirracista para escolas de todo o RS

Deixe seu comentário