URUGUAIANA JN PREVISÃO

Prevenção

Município realiza campanha de prevenção ao HIV

📸 Divulgação/Secom-PMU - A programação segue no dia 13/12, com a edição especial do Saúde no Bairro, realizada na ESF 16, na Cidade Alegria

A Secretaria Municipal de Saúde deu início em 1º/12 à Campanha Dezembro Vermelho, mobilização nacional dedicada à prevenção do HIV/AIDS, das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e à defesa dos direitos das pessoas vivendo com HIV. Ao longo de todo o mês, o município realizará atividades de conscientização, testagem, educação em saúde e enfrentamento ao estigma. 

Ao autorizar a campanha, o prefeito Carlos Delgado destacou a importância da mobilização: “Neste Dezembro Vermelho, reforçamos nosso compromisso com a vida e a saúde de todos. É hora de prevenir, informar e combater o preconceito. Juntos, podemos vencer o HIV e construir uma cidade mais saudável e solidária”. 

A secretária municipal de Saúde, Ane Caroline Barreto, reforçou que este é um período essencial para fortalecer ações preventivas: “É o momento de ampliar a testagem, garantir tratamento adequado e promover informação e apoio para reduzir o impacto do HIV em nossa comunidade”. 

As ações começaram no Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro, com o Dia D realizado na Secretaria Municipal de Saúde – Setor IST/AIDS, das 10h às 20h, com testes rápidos, distribuição de autotestes, orientações sobre ISTs, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP), além de rodas de conversa. No mesmo dia, foi lançado o álbum seriado Previva, desenvolvido pela enfermeira Tanise da Câmara Jacques como produto de sua dissertação de mestrado pela UFSM. 

Também na última segunda-feira, todas as Estratégias da Família (ESFs) intensificaram a mobilização com testes rápidos, distribuição de preservativos e rodas de conversa. Entre 1º/12 e 12/12, o Programa Saúde na Escola realiza atividades, oficinas e rodas de conversa nas instituições participantes, promovendo conscientização sobre HIV, ISTs e autocuidado. 

Nesta terça-feira, ocorreu a Campanha de Testagem Rápida com universitários da Unipampa. A ação foi coordenada pelo Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Doenças Infectocontagiosas (Nupeedic) vinculado à Universidade.  

Já nos dias 3/12 e 10/12, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a sala de vacinas e o setor de saúde da mulher funcionarão em turno estendido até as 20h. Nas mesmas datas, as ESFs 07, na União das Vilas, e 22, no bairro Cabo Luiz Quevedo, atenderão até 19h30, horários ampliados pensados especialmente para quem não consegue buscar atendimento durante o expediente. 

No dia 4/12, a Farmácia Básica promove uma sala de espera especial, com orientações sobre prevenção ao HIV, uso de PrEP e PEP, autotestes e distribuição de materiais informativos. Já em 8 de dezembro, ocorre o Dia D na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), com testagens, distribuição de preservativos e rodas de conversa. 

A programação segue no dia 13/12, com a edição especial do Saúde no Bairro, realizada na ESF 16, no bairro Cidade Alegria, oferecendo testes rápidos, autotestes, distribuição de preservativos e orientações sobre prevenção combinada. 

Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde e as Equipes de Saúde da Família permanecem à disposição para esclarecer dúvidas, realizar testagens e oferecer acolhimento. A campanha é promovida pela Prefeitura de Uruguaiana, em parceria com instituições e profissionais da rede de saúde, reforçando o compromisso do município com a prevenção, o cuidado e a proteção dos direitos das pessoas vivendo com HIV. 

Município realiza campanha de prevenção ao HIV Anterior

Município realiza campanha de prevenção ao HIV

Saúde no Bairro levou serviços ao Cabo Luiz Quevedo Próximo

Saúde no Bairro levou serviços ao Cabo Luiz Quevedo

Deixe seu comentário