URUGUAIANA JN PREVISÃO

Tributação

Audiência pública debate mudanças no Código Tributário

Helena Biasi/JC - Substitutivo realiza mudanças relativas ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza

A Câmara Municipal de Uruguaiana realiza nesta quarta-feira, 3/12, às 10h, uma audiência pública para discutir o substitutivo ao Projeto de Lei Complementar que altera dispositivos da Lei nº 2.413/1993, que se refere ao Código Tributário Municipal, relativos ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). O encontro é aberto à comunidade, com espaço para manifestações, e terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo. 

A proposta apresentada promove uma ampla atualização das normas relacionadas ao ISSQN, buscando modernizar a escrituração fiscal, alinhar o município às diretrizes federais e revisar regras de responsabilidade tributária. Entre as mudanças previstas, estão adequações ao Simples Nacional e ao Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos Abrangidos pelo Simples Nacional devidos pelo Microempreendedor Individual (Simei), além da exigência de que prestadores não enquadrados no Simples façam a escrituração de seu movimento econômico exclusivamente de forma eletrônica até o dia 20 do mês seguinte. 

O substitutivo também amplia os instrumentos auxiliares da escrita fiscal, permitindo que o Fisco Municipal passe a solicitar novos registros e documentos com o objetivo de aprimorar o controle tributário. 

Outra alteração relevante é a revisão de artigos da Lei nº 3 313/2003, atualizando as situações em que o Imposto Sobre Serviços deve ser recolhido no município do tomador do serviço, conforme a atividade prestada. O texto ainda reforça que a base de cálculo do imposto é a receita bruta total e amplia as hipóteses de substituição tributária. 

A audiência pública servirá como espaço para esclarecimentos, sugestões e debates com a sociedade antes que o projeto avance para as próximas etapas de tramitação no Legislativo. 

 

 


AL aprova orçamento do estado para 2026 Anterior

AL aprova orçamento do estado para 2026

PL cria unidade do Colégio Tiradentes em Uruguaiana Próximo

PL cria unidade do Colégio Tiradentes em Uruguaiana

Deixe seu comentário