Nova lei cria política nacional de prevenção e combate ao HPV
Ciberataque
Polícia prende suspeito por ataque hacker ao TJ

Divulgação/Dercc - Ataque ocorreu em março e derrubou site do Judiciário gaúcho.
Na manhã de 22/7, a Polícia Civil deflagrou a Operação Negazione para prender um homem acusado de invadir e derrubar os sistemas do Tribunal de Justiça do Estado. O suspeito foi detido em Guarabira, interior da Paraíba, após cumprimento de mandados de prisão preventiva e busca e apreensão. A ofensiva é resultado de uma investigação iniciada em março, após o ataque que afetou o sistema Eproc e o site institucional do tribunal, paralisando serviços essenciais.
O crime, classificado como ataque de negação de serviço (DDoS), ocorreu no dia 26 de março e comprometeu temporariamente o funcionamento do Judiciário. A Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos identificou que o ataque foi transmitido ao vivo por um canal na deep web, comandado por um usuário conhecido como “Federal”. O investigado também incentivava a participação de outros usuários mediante pagamento via Pix.
Ataque coordenado e estrutura internacional
Segundo a apuração, o crime contou com o uso de uma botnet composta por mais de dois mil dispositivos comprometidos, espalhados por diversos países. A complexidade técnica e a repercussão do caso levaram à solicitação de prisão preventiva, além da expedição de mandados autorizados pela Vara Regional de Garantias de Porto Alegre.
As buscas realizadas pela polícia miraram a apreensão de equipamentos eletrônicos e documentos que podem comprovar a autoria e revelar a identidade de outros envolvidos em ataques similares em diferentes regiões do país. As diligências foram feitas com apoio da Polícia Civil da Paraíba.
A operação ainda busca mapear as conexões do suspeito com redes de crimes cibernéticos mais amplas, inclusive com atuação fora do Brasil. O material recolhido será periciado, e novas diligências não estão descartadas.
Deixe seu comentário