URUGUAIANA JN PREVISÃO

Indicação

Câmara indicará adesão ao programa Contrata+Brasil

Ilustração/Pexels - Indicação dos Progressistas busca facilitar contratação de MEIs

O Poder Legislativo aprovou nesta terça-feira, 17/6, a indicação da Bancada Progressista que sugere à Prefeitura Municipal a adesão ao programa federal Contrata+Brasil. A iniciativa, desenvolvida pelo Governo Federal, tem como objetivo facilitar a contratação de Microempreendedores Individuais (MEIs) para a execução de pequenos serviços públicos, como reparos em prédios, manutenção de praças e consertos em calçadas. 

A proposta foi apresentada pelos vereadores Joalcei “Juca” Gonçalves, Celso Duarte e Egídio Carvalho. Segundo os parlamentares, o programa representa uma alternativa eficiente para modernizar os processos administrativos da Prefeitura, reduzir a burocracia e, principalmente, valorizar o trabalho de profissionais autônomos da cidade. A contratação por meio do Contrata+Brasil dispensa o processo licitatório, desde que o valor do serviço não ultrapasse R$12.545,11, conforme previsto na nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021). 

Além da simplificação legal, o sistema oferece agilidade e segurança. Todo o processo é feito de forma digital, com conclusão em até cinco dias úteis. A própria plataforma do Governo Federal disponibiliza suporte técnico para as etapas de contratação e mantém todos os dados auditáveis, reforçando a transparência dos atos públicos. A adesão ao programa é realizada por meio do sistema SIA-SG, disponível online. O Executivo pode acessar mais informações no site oficial: contratamais.gov.br. 

A bancada progressista justificou a indicação ressaltando que o programa é também uma ferramenta de inclusão produtiva. “Mais do que economia e eficiência na gestão pública, o Contrata+Brasil cria oportunidades para centenas de MEIs locais que enfrentam dificuldades em acessar o mercado público”, destacou a bancada. 


Executivo poderá contratar crédito para investimento em infraestrutura Anterior

Executivo poderá contratar crédito para investimento em infraestrutura

Famurs cobra medidas urgentes para enfrentar endividamento rural Próximo

Famurs cobra medidas urgentes para enfrentar endividamento rural

Deixe seu comentário