Homem condenado por tentativa de homicídio contra brigadianos
Luto
Morre Guilherme Socias Villela, uruguaianense e ex-prefeito de Porto Alegre

Leonardo Contursi/Câmara Municipal de Porto Alegre - Villela teve uma carreira de grandes realizações, como a criação da primeira secretaria de Meio Ambiente do Brasil e da Lei de Impacto Ambiental.
Faleceu nesta quinta-feira, 31/7, aos 90 anos, o ex-prefeito de Porto Alegre Guilherme Socias Villela. Internado na Santa Casa da capital, Villela teve a morte confirmada pela Prefeitura de Porto Alegre e pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD). Natural de Uruguaiana, ele foi uma das figuras mais marcantes da política e do urbanismo gaúcho nas últimas décadas. Em homenagem a ele, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) decretou luto oficial na capital. O prefeito de Uruguaiana, Carlos Delgado (PP), fez o mesmo.
Melo lamentou a perda e destacou o legado de Villela. “Desejamos força para nossa colega Ana Pellini, secretária da Fazenda e esposa de Villela, aos demais familiares e a todos os admiradores deste grande homem público", afirmou.
Economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Guilherme Socias Villela esteve à frente da Prefeitura de Porto Alegre entre 1975 e 1983, período em que promoveu importantes transformações urbanas e sociais. Entre suas realizações estão a criação dos parques Marinha do Brasil e Harmonia, a idealização do Brique da Redenção, a construção do viaduto Ildo Meneghetti e a inauguração do Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues. Ele também foi responsável pela implantação da primeira Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Brasil e pela criação da Lei de Impacto Ambiental.
Sua gestão ampliou o número de unidades habitacionais — cerca de 15 mil — especialmente na região da Restinga, além de novos acessos viários e escolas municipais. Em 2023, em reconhecimento ao seu legado, a sede da prefeitura foi rebatizada como Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela.
Ao longo da carreira pública, Villela exerceu também os cargos de deputado estadual (1991–1995), vereador de Porto Alegre (2013–2016), Secretário Estadual de Planejamento, Secretário de Transportes, diretor-presidente da CEEE, diretor do BRDE e presidente da AGERGS.
Guilherme Socias Villela recebeu diversas condecorações ao longo da vida, incluindo a Medalha da Cruz de Ferro da Brigada Militar, a Medalha Mérito Tamandaré da Marinha do Brasil, o título de Cidadão Honorário de Kanazawa (cidade-irmã de Porto Alegre, no Japão), além de comendas concedidas por instituições civis e militares no Brasil e no exterior.
A família ainda não divulgou informações sobre os atos fúnebres ou o local do velório.
Deixe seu comentário