URUGUAIANA JN PREVISÃO

Legislativo

Câmara promoveu curso sobre Emendas Impositivas Municipais

Reprodução/ASCOM-CMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O curso foi transmitido para o plenário da Câmara, onde cerca de 50 pessoas acompanharam a programação

A Câmara Municipal de Uruguaiana sediou curso sobre Emendas Impositivas Municipais, promovido pela Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, na última sexta-feira, 4/4. A capacitação foi ministrada por videoconferência pelo procurador-geral da Câmara de Guaíba/RS e Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo, Fernando Henrique Escobar Bins. 

O curso foi transmitido para o plenário da Câmara, onde cerca de 50 pessoas acompanharam a programação por meio de um telão, com possibilidade de interação direta com o palestrante. Estiveram presentes servidores da Casa, assessores parlamentares, os vereadores, proponente da iniciativa, Mano Gás, e os vereadores Márcia Fumagalli e Celso Duarte, secretários municipais, professores universitários e representantes de entidades e organizações da sociedade civil. 

A abertura oficial do evento foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Juca Gonçalves, que ressaltou a importância de discutir temas que contribuam para a qualificação do parlamento e da gestão pública. 

O curso ocorreu devido a um requerimento protocolado pelo vereador Mano Gás (Republicanos). A proposta tinha como objetivo qualificar vereadores, assessores e demais interessados sobre os procedimentos e a aplicação desse mecanismo orçamentário previsto na Constituição Federal. 

Segundo o parlamentar, o curso é necessário para aprofundar o entendimento sobre as Emendas Impositivas, regulamentadas pela Emenda Constitucional nº 86/2015. O instrumento permite que os legisladores destinem parte do orçamento público para ações e investimentos considerados prioritários, fortalecendo a atuação do Poder Legislativo na formulação de políticas públicas. 

“A ideia é proporcionar conhecimento técnico e esclarecimentos sobre a regulamentação, uso e impactos das Emendas Impositivas na gestão pública. Com isso, os agentes legislativos poderão desempenhar suas funções com mais eficiência e transparência”, explicou Mano Gás. 


Assembleia Legislativa aprova alterações na cobrança do IPVA Anterior

Assembleia Legislativa aprova alterações na cobrança do IPVA

Antecipação do 13º do INSS movimenta economia Próximo

Antecipação do 13º do INSS movimenta economia

Deixe seu comentário