URUGUAIANA JN PREVISÃO

MARISELE VELASQUES

Ajudinha

As aulas remotas se tornaram uma realidade nesse tempo de distanciamento social por motivo da pandemia. Sem dúvidas a educação está passando por um momento inédito e ninguém imaginou ou se preparou para viver o que está acontecendo. Para os professores têm sido um grande desafio ter que dar aula à distância sabendo que a melhor forma de aprender é através da troca e da interação com o outro. Com os alunos ficam as muitas dúvidas, e com os pais ficou a responsabilidade de cobrar, incentivar e auxiliar os filhos nas tarefas.

Muitas vezes dar aquela ajudinha acelera a conclusão das atividades, já que são muitos afazeres e compromissos para cumprir, e perder tempo nunca será a melhor opção já que alguns continuam com sua rotina de trabalho. Recortar uma atividade aqui, pintar outra ali, colar umas folhas ou quem sabe resolver um cálculo, a professora nem irá perceber. Na verdade percebemos.

Quando alguém realiza a tarefa que foi elaborada com objetivos específicos para a criança e tem uma habilidade que será trabalhada, é tirada a oportunidade de uma nova aprendizagem. Um exemplo simples está em uma tarefa de recorte, se por acaso seu filho não fizer, quando as aulas retornarem continuará com a mesma dificuldade que iniciou o ano. Sabemos que é a melhor das intenções, porém precisamos que o aluno aprenda do seu modo, mesmo que tenha algumas falhas, tudo faz parte do processo mágico de aprender. Leia, ajude na interpretação. Tome a leitura, ajude a raciocinar, relacionar, concluir, mas não faça pelo seu filho. Estamos tão distantes e agora os familiares são os olhos do professor.

Não se assuste com quantidade de tarefas ou com o nível de dificuldades, separe um tempo pra sentar junto e orientar, deixando que seu filho do jeito dele aprenda. Crie horários e um lugar separado de ambientes agitados para isso. Só libere atividades que ele goste após a realização das tarefas, e nem se preocupe em corrigir, deixe com o professor, no momento certo ele fará.

Paciência e respeito à individualidade do seu filho são essenciais para a aprendizagem. Estamos mais perto do fim do que meses atrás e nos saindo muito bem apesar de tantas dúvidas e incertezas. Vamos ter fé que logo tudo isso vai passar e que estaremos juntos de novo.


Incoerência Anterior

Incoerência

União Próximo

União

Deixe seu comentário