Marisele Velasques
Distraídos
As tecnologias foram criadas para facilitar nossas vidas e acelerar as comunicações, estão cada vez mais avançadas e nos auxiliam com a praticidade e ainda encurtam as distâncias entre as pessoas. Com o isolamento social, muitas famílias precisaram adaptar sua rotina e investir em internet, já que muitos trabalhos foram realizados dentro de casa e as aulas começaram acontecer virtualmente também. Computadores, tablets, celulares e televisores, além de aliados para organizar as tarefas diárias, também se tornaram uma grande distração. É claro que esses equipamentos sempre existiram, mas com tanto tempo em casa, as famílias estão mais tempo conectadas e distraídas.
Sabemos que distraídos não conseguimos focar no que é importante. Podemos nos perder no tempo ou objetos, entender algo errado, gerar alguma confusão, entre outras situações. A distração acontece quando algo puxa a nossa atenção, e tudo que está ao redor acontece sem que tenhamos uma percepção clara. Essa palavra significa tantas coisas como: falta de atenção, inflexão, esquecimento, desvio. As tecnologias foram criadas para nos beneficiar, mas só se soubermos utilizar elas corretamente.
Hoje em dia já existem profissões que são dependentes das redes sociais, precisam que seus profissionais fiquem praticamente vinte e quatro horas conectados, o que não é a situação da maioria das pessoas. Infelizmente muitas estão perdendo tempo nas redes sociais, que aproximam pessoas que moram longe, mas se não forem bem utilizadas, afastam aqueles que moram na mesma casa. Os diálogos ao vivo e de perto são facilmente trocados por jogos, vídeos, lives e bate papos. Fora as inumeras reuniões on line que os trabalhadores precisam acompanhar. E assim o dia vai passando, a convivência em casa se tornando algo tão raro, e o celular com toda a sua praticidade acaba tendo o poder de nos prender com todos os benefícios e informações que ele carrega.
É tudo tão interessante que muitas crianças e adolescentes ganham um para apenas jogar, e em pouco tempo já não desgrudam do aparelho e se conectam no mundo virtual, abrindo janelas para o mundo mesmo que pareçam estar seguros dentro do seus quartos. Carregamos a distração no nosso bolso, acessível a todos e com internet móvel. Também é ótimo para andar na rua sem olharmos por onde caminhamos. Dirigir respondendo mensagens ou atendendo ligações, o que é extramente perigoso. Muito bom para criar desavenças entre os casais. Outro dado importante, é que pesquisas mostram que nossas crianças e jovens por estarem cada vez mais presos aos aparelhos eletrônicos estão sedentários e com um aumento significativo nos casos de obesidade.
É preciso compreender que o tempo utilizado na internet, caso não seja o seu trabalho, tira a oportunidade de viver e experimentar momentos maravilhosos em família. Seu filho vai crescer e todas as etapas da vida dele precisam da sua atenção. Por isso, limite os momentos nas redes sociais, organize as refeições como o momento da família. Quando possível, faça atividades usando o celular só para registro de fotos e vídeos, nada mais. Você é quem controla o seu tempo, e não adianta reclamar que ele tem passado rápido, lembre que as horas possuem os mesmos minutos e segundos, o que mudou foi a forma de como se vivencia este tempo.
As pessoas estão sem paciência para esperar, querem tudo para agora, muito imediatismo tornando nossa sociedade mais ansiosa. Observando tudo isso e crescendo nesse mundo tecnológico, muitas vezes com um celular na mão, estão nossos filhos. O smartphone foi criado para nosso conforto e auxílio, e quem controla ele tem que ser nós, e não o contrário. Por isso, estamos assistindo as famílias se distanciando e perdendo momentos importantes de convivência por tantas distrações. Por favor, de vez em quando, desligue o celular.
Deixe seu comentário