URUGUAIANA JN PREVISÃO

Marisele Velasques

Inteligência emocional

Em uma época de tantas tecnologias fazendo parte da nossa rotina, é a inteligência emocional que precisamos desenvolver. Aliás, ser inteligente é conseguir compreender, conhecer e se adaptar a novas situações. Em um mundo tão corrido, cheio de informações e confuso que vivemos ter a capacidade de lidar com as próprias emoções, mesmo que situações inesperadas aconteçam é uma grande habilidade.
O trabalho nos desafia, afazeres e responsabilidades de casa, os filhos, diferentes tipos de pessoas e opiniões que convivemos diariamente, fora as inúmeras notícias que chegam até nós sobre a situação política do nosso país, violência, desemprego, saúde e educação pública que continuam a desejar em muitos aspectos, e tantas outras situações que desestabilizam qualquer emocional humano. A tal vida moderna não está sendo fácil para ninguém.
Infelizmente, e na grande maioria das vezes, acabamos por nos desestabilizar emocionalmente na frente de quem mais precisa do nosso exemplo para aprender a lidar com suas próprias emoções e inseguranças. Descontamos as tristezas e frustrações de situações mal resolvidas durante o dia. O cansaço físico também nos limita a abrir mão de momentos ricos em afeto com quem mais deseja estar perto, nossos filhos.
Quando deixamos os problemas de outros lugares fora do nosso lar, respiramos fundo, e independente da emoção sentida, conseguimos completar tarefas e conviver com o outro com respeito, estamos conseguindo ter uma boa inteligência emocional. Quando percebo em outra pessoa que ela precisa de espaço, está nervosa, irritada, triste, e apenas respeito seu momento, e se possível auxilio, também estou tento essa inteligência desenvolvida.
Quando consigo entender minhas próprias emoções e conhecer os meus limites, assim controlando elas e gerenciando para que não limitem as escolhas e tarefas diárias, usando da automotivação para seguir em frente, independente do que esteja acontecendo, e com empatia consigo me colocar no lugar do outro e interpessoalmente me relacionar bem com outras pessoas, mesmo que não pensem como eu, ou sejam grandes amizades, consegui passar no teste da inteligência emocional.
Hoje em dia empresas já preferem empregar quem consegue conviver com o outro em um ambiente de respeito e colaboração, do que pessoas com um currículo cheio de diplomas mas que não tem empatia alguma com o colega. Agora tudo é IA – Inteligência Artificial, mas convenhamos que a emocional é mais necessária para a convivência harmoniosa entre as pessoas em todos os ambientes e idades.

Cortes na educação Anterior

Cortes na educação

Dividindo atenções Próximo

Dividindo atenções

Deixe seu comentário