URUGUAIANA JN PREVISÃO

Marisele Velasques

Olimpíadas

As Olimpíadas originaram-se por volta do século VIII a.C. e eram associadas a rituais religiosos. Seu nome se deve a Antiga Grécia chamada de Olímpia, onde os jogos eram praticados em momentos de trégua entre uma guerra e outra. Com o tempo as competições foram esquecidas e no fim do século XIX na Europa, o Barão de Coubertin trouxe ela de volta com seu sentido principal: a celebração da paz entre as nações por meio do esporte. Agora em 2021 em meio a uma pandemia que nos isolou e desestabilizou muita gente, são os jogos olímpicos que nos dão uma trégua a tantas incertezas e diferenças de opiniões.
Atletas do mundo todo estão dando um show de superação em todas as modalidades, afinal os jogos de Tóquio deveriam ter acontecido no ano passado, mas com tantas restrições e sem vacinas, foram transferidos para agora. Muitos deles tiveram que improvisar espaços para treinar e se reinventar, assim como nós trabalhadores assalariados. Também foi tirado o público para a própria segurança de todos, mas temos a televisão e a internet  para assistir no conforto de nossas casas. E vamos torcendo, acompanhando as competições e nos alegrando com os vencedores.
Mais que medalhas, as Olimpíadas nos ensinam sobre a importância do esporte como instrumento de transformação na vida de uma pessoa, assim como a educação. Investir neles nunca será perder, mas aprender. Desenvolver a mente a partir do conhecimento é fundamental, e o corpo com o esporte se torna a receita completa de cidadãos que sabem conviver com o outro, o diferente, aprendem a perder e a ganhar. Sabem trabalhar em grupo, competir, ser resiliente, determinado, sonhador. Sujeito transformador da sua história.
É lamentável que o esporte não tenha um espaço de destaque na educação, assim como a própria educação é deixada a desejar, porque é notável a diferença em países que eles são valorizados. Feliz de quem não desiste de estudar e lutar pelos seus sonhos, que olham para a prática esportiva como um objetivo de vida.
O melhor de tudo é que as pessoas estão mais em casa para assistir o quanto os brasileiros estão de parabéns em todas as categorias que participam e estão descobrindo que o Brasil não é o país só do futebol, também é do vôlei, do tênis, do skate, do surf, atletismo, ginástica e tudo o que quiser ser. E o mais importante é ver nossa linda bandeira sendo erguida por eles mostrando que ela é de todos, e que um país melhor se constrói com união, respeito ao diferente e com muita vontade de mudar e vencer.

Perigo em casa Anterior

Perigo em casa

Por esses dias vamos parar Próximo

Por esses dias vamos parar

Deixe seu comentário