URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo Junior

Nordestinos

Infelizmente, a dita polarização tem produzido uma onda de discriminação na sociedade brasileira. Nos últimos dias, o alvo é o Nordeste. Devemos lembrar que nordestinos, também são brasileiros. Eis alguns cidadãos nascidos na Região Nordeste que merecem ser lembrados: Ruy Barbosa, Castro Alves, Nise da Silveira, Deodoro da Fonseca, Barbosa Lima Sobrinho, Glauber Rocha, Manuel Bandeira, Joaquim Cardozo, Gilberto Freyre, Chico Anísio, Belchior, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Ana Néri, José Lins do Rego, Dom Helder Câmara, José Américo de Almeida, Gonçalves Dias, Joaquim Nabuco, José de Alencar, Augusto dos Anjos, Pedro Américo, João Cabral de Melo Neto, Câmara Cascudo, Rachel de Queiroz, Paulo Freire, Zumbi dos Palmares, Dandara, Anísio Teixeira, Ariano Suassuna, Maria Quitéria, Patativa do Assaré, Nelson Rodrigues, Clóvis Bevilaqua, Josué de Castro, Teixeira de Freitas, Celso Furtado, Aurélio Buarque de Holanda, Padre Cícero, Tobias Barreto, Pontes de Miranda, João Gilberto, Dorival Caymmi, Chacrinha, Luiz Gonzaga e Catulo da Paixão Cearense. 

Pesquisas

No pleito realizado no último domingo, dia 2 de outubro, os denominados institutos de pesquisa protagonizaram um grande fiasco, com erros grosseiros, fora de qualquer margem de erro e sem nenhuma explicação decente ou plausível. No intuito de influenciar o eleitorado, lideram ações criminosas. E tudo fica impune e logo cai no esquecimento.

Pesquisas II

O candidato do PT ao governo gaúcho, deputado Edegar Pretto foi muito prejudicado pelas pesquisas. Se aparecesse com um índice um pouco melhor e próximo da realidade, estaria no segundo turno e teria desbancado o rival Eduardo Leite (PSDB).

Reeleito

Amparado em 36.325 votos, o engenheiro-agrônomo Frederico Cantori Antunes (PP) foi reeleito para o sétimo mandato consecutivo. Ex-vereador em Uruguaiana, ex-diretor do Banrisul, ex-secretário estadual de Obras Públicas e ex-presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, Frederico Antunes é o uruguaianense com a trajetória mais exitosa na política. Uruguaiana mantém seu representante no parlamento estadual. Parabéns!

Lasier

Em 2010, o jornalista Lasier Martins foi eleito Senador com 2.145.479 votos pelo PDT. Neste ano, pelo partido Podemos, não conseguiu nem a vaga para disputar a reeleição. Acabou concorrendo à deputação federal e obteve apenas 26.692 votos.

Janaina & Joice

Em 2018, a também jornalista Joice Hasselmann foi eleita deputada federal pelo PSL obtendo 1.078.66 votos. Também, em 2018, a advogada Janaina Paschoal foi eleita deputada estadual, pelo PSL, com 2.060.786 votos. Ambos romperam com o presidente Bolsonaro, avalista político de ambas. Neste ano, pelo PSDB, Joice tentou reeleger-se deputado federal e obteve apenas 13.679 votos. Janaina disputou, pelo PRTB, o senado e fez 420.473 votos, ficando em quarto lugar. A dupla foi adepta do bolsonarismo e fracassou no voo solo.

Cloroquina

Por outro lado, causou surpresa a baixa votação da médica Nise Yamaguchi, do PROS, que concorreu à deputação federal por São Paulo, conquistando 36.690 votos. Defensora da cloroquina e do presidente Bolsonaro na questão da pandemia, a médica não logrou êxito nas urnas.

Congresso

Pelo resultado nas urnas, tudo indica que a maioria dos integrantes do Congresso Nacional terá um perfil de Senadores e Deputados Federais bem mais conservadores.

Útil

O voto útil num candidato com chance, conforme as pesquisas, de vencer Olívio Dutra (PT), esvaziou a candidatura de Ana Amélia Lemos ao Senado e pavimentou a vitória do general Hamilton Mourão, do Republicanos. 

Guerra de Fakes Anterior

Guerra de Fakes

A Fórmula de Bhaskara Próximo

A Fórmula de Bhaskara

Deixe seu comentário