URUGUAIANA JN PREVISÃO

Copa do Mundo 2026

Fifa divulga novo formato da competição e tabela de eliminatórias

Poder360 imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Fifa define novo formato para Copa do Mundo 2026 com 48 seleções.

A Fifa anunciou o novo formato para a Copa do Mundo de 2026 com diversas novidades. Pela primeira vez na história, a competição será disputada por 48 seleções; em edições anteriores, eram 32 países participantes. A entidade também definiu que o torneio terá 12 grupos com quatro integrantes cada, além de um total recorde de jogos: serão 104 partidas, ao invés de 64 das edições anteriores.

A Copa terá início no dia 8/6, e a final será disputada dia 19/7. A entidade planeja, ao todo, 56 dias para o período de preparação, o próprio Mundial e a janela de descanso, o que seria semelhante ao dos mundiais de 2010, 2014 e 2018.

"O Conselho da Fifa aprovou por unanimidade a emenda proposta ao formato de competição da Copa do Mundo da Fifa 2026 de 16 grupos de três para 12 grupos de quatro times, com os dois primeiros (de cada grupo) e os oito melhores terceiros colocados avançando para as oitavas de final", disse a Fifa.

O torneio será sediado por Estados Unidos, Canadá e México - com direito a 16 cidades-sede. A Fifa já estabeleceu a divisão entre os três países. Os EUA terão 11 cidades-sede, o México receberá a Copa do Mundo em três localidades, e o Canadá, em apenas duas.

Eliminatórias

As Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 vão começar em setembro deste ano. A seleção brasileira faz sua estreia contra a Bolívia, em casa, em local a ser definido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A Conmebol decidiu não fazer sorteio e manter a ordem dos confrontos ocorridos nas Eliminatórias para o Mundial de 2022. De acordo com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, as cidades onde o Brasil vai mandar seus jogos serão "uma decisão administrativa" – e que provavelmente serão tomadas antes mesmo de a entidade contratar o treinador da seleção. O cargo está interinamente ocupado por Ramon Menezes, que vai dirigir o time no amistoso contra Marrocos.

A novidade em relação a este ciclo é que haverá duas janelas para partidas contra seleções de outros continentes: dois jogos em março de 2024 e junho de 2024. A Conmebol está trabalhando em conjunto com a Uefa para que estas partidas sejam entre seleções sul-americanas e europeias.

Brasil nas Eliminatórias

Setembro de 2023: Brasil x Bolívia; Peru x Brasil. Outubro de 2023: Brasil x Venezuela; Uruguai x Brasil. Novembro de 2023: Colômbia x Brasil; Brasil x Argentina. Setembro de 2024: Brasil x Equador; Paraguai x Brasil. Outubro de 2024: Chile x Brasil; Brasil x Peru. Novembro de 2024: Venezuela x Brasil; Brasil x Uruguai. Março de 2025: Brasil x Colômbia; Argentina x Brasil. Junho de 2025: Equador x Brasil; Brasil x Paraguai. Setembro de 2025: Brasil x Chile; Bolívia x Brasil.  A data de cada um dos jogos ainda não divulgada.

Grêmio e Caxias se enfrentam na final do Gauchão Anterior

Grêmio e Caxias se enfrentam na final do Gauchão

Seleção é convocada para amistoso contra Marrocos Próximo

Seleção é convocada para amistoso contra Marrocos

Deixe seu comentário