URUGUAIANA JN PREVISÃO

Climatologia

Dezembro será de precipitação abaixo da média

Helena Biasi/JC - Previsão indica chance de períodos de chuva em todas as regiões gaúchas

O mês de dezembro inicia com instabilidade no Rio Grande do Sul, embora a tendência para o período seja de chuva abaixo da média em grande parte do Estado. A redução nos acumulados deve provocar estresse hídrico em áreas agrícolas, especialmente no Sul. Isso conforme a MetSul Meteorologia. Os meteorologistas ressaltam que “chuva abaixo da média” não significa ausência de precipitação, mas sim volumes inferiores aos registrados na climatologia histórica. 

A MetSul ainda alerta que, como este é o período mais quente do ano, são comuns temporais isolados capazes de provocar altos volumes de chuva em pontos específicos, mesmo em cenários de déficit hídrico. Nesses primeiros dias de dezembro, a instabilidade predominou: houve registro de chuva durante a madrugada em vários municípios, principalmente na Metade Leste.  

Na Campanha, apenas uma garoa foi registrada em alguns pontos, durante a tarde, mas o sol e o abafamento predominaram. Em diferentes regiões, as condições foram as mesmas, sobretudo na Metade Oeste, onde sol apareceu entre nuvens ao longo da segunda-feira. 

A previsão indica chance de períodos de chuva em todas as regiões gaúchas ao longo dos primeiros dias do mês, mas com distribuição irregular e baixos volumes na maioria dos pontos. Na Metade Oeste, o aquecimento deve favorecer a formação de nuvens carregadas, provocando chuva. 

Uruguaiana quer sediar Inter-Regional do Enart em 2026 Anterior

Uruguaiana quer sediar Inter-Regional do Enart em 2026

Contran libera CNH sem aulas obrigatórias em autoescola Próximo

Contran libera CNH sem aulas obrigatórias em autoescola

Deixe seu comentário