URUGUAIANA JN PREVISÃO

Tradição

Uruguaiana quer sediar Inter-Regional do Enart em 2026

Reprodução/Estampa da Tradição - A escolha dos municípios que irão sediar as inter-regionais é feita com base na análise das intenções apresentadas

O município de Uruguaiana apresentou oficialmente sua intenção de sediar uma das etapas inter-regionais do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) em 2026. A iniciativa, segundo o subcoordenador da 4ª Região Tradicionalista em Uruguaiana, José Henrique Neumann, surgiu a partir de um pedido do prefeito Carlos Delgado (PP), que deseja integrar o evento às comemorações do aniversário do município. “Esta demanda surgiu através da vontade do prefeito Carlos Delgado de trazer para o ano que vem uma das inter-regionais, para fazer parte das celebrações dos 180 anos da nossa cidade”, explicou Neumann. 

A escolha dos municípios que irão sediar as inter-regionais é feita com base na análise das intenções apresentadas, avaliadas pelo presidente e pelos membros do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Todos os anos, três municípios são escolhidos, e a competição ocorre no segundo semestre do ano. 

Após essa etapa, ocorre uma votação, marcada para a primeira reunião do MTG em 2026, quando será definido o calendário oficial. Neumann destaca que Uruguaiana está mobilizada e que a proposta tem sido estruturada com atenção às exigências da entidade. 

As expectativas, de acordo com o subcoordenador, são positivas. Ele ressalta o papel fundamental da coordenadora da 4ªRT Ilva Maria Borba Goulart, que está empenhada em fortalecer a candidatura da cidade. “As expectativas são as melhores, pois temos nossa coordenadora regional trabalhando para que isso ocorra, lembrando que ela já foi presidente do MTG”, destacou. A última inter-regional que o município recebeu foi em 2017, durante a primeira gestão do ex-prefeito Ronnie Mello (PP). 

O secretário municipal de Cultura, Lourival Gonçalves, reforçou o otimismo da administração. Segundo ele, a coordenadora da 4ª Região Tradicionalista demonstrou grande apoio ao projeto. Ele também destacou que a realização do evento traria visibilidade cultural e movimentação econômica para o município. 

Se confirmada, a inter-regional do Enart em 2026 consolidará Uruguaiana como um dos principais polos do tradicionalismo na Fronteira Oeste, além de integrar as festividades alusivas aos 180 anos da cidade com um dos maiores eventos culturais do Rio Grande do Sul. A decisão oficial será conhecida no início do próximo ano. 

Projeto leva ações de prevenção à hidatidose para escolas rurais Anterior

Projeto leva ações de prevenção à hidatidose para escolas rurais

Dezembro será de precipitação abaixo da média Próximo

Dezembro será de precipitação abaixo da média

Deixe seu comentário