Projeto leva ações de prevenção à hidatidose para escolas rurais
Expansão
PL cria unidade do Colégio Tiradentes em Uruguaiana
Cristiano Guerra - Expectativa é de que matéria seja votada no dia 16, durante a última sessão ordinária do ano
Uruguaiana poderá ter uma unidade do Colégio Tiradentes da Brigada Militar. A criação consta entre uma série de alterações propostas em projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa pelo governo Eduardo Leite (PSD). A matéria dispõe sobre a Organização, a Estrutura Básica e o efetivo da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências, e a expectativa é de que seja votado em plenário na sessão ordinária no do dia 16 de dezembro.
A criação de uma unidade do Colégio Tiradentes em Uruguaiana é uma reivindicação antiga, do deputado estadual Frederico Antunes (PP), líder do governo. De acordo com o Parlamentar, esta é “uma demanda do mandato que nesse ano está completando 10 anos”. "Começamos com essa pauta durante o governo Yeda Crusius, seguimos no governo Sartori e, agora no governo Eduardo Leite. Estamos muito próximos de concretizar esse sonho de Uruguaiana e região", diz.
Antunes disse ainda que está procurando os demais líderes de bancada dos partidos para que o projeto seja votado no próximo dia 16, quando ocorre a última sessão legislativa do ano.
O Colégio
O Colégio Tiradentes da Brigada Militar (CTBM) foi criado pela Brigada Militar em 1980 e atualmente conta com seis campi: Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo, Santo Ângelo, São Gabriel, Ijuí e Pelotas.
Apesar de ser um colégio estadual, está ligado ao Departamento de Ensino da Brigada Militar, e tem um comandante, oficial superior do quadro da Brigada, como diretor de cada unidade.
O ingresso é feito através de concursos públicos, com exames intelectual e teste físico, com vagas ofertadas para candidatos civis e para os dependentes de militares da Brigada Militar e Bombeiros.
O imóvel para sediar uma unidade do Colégio Tiradentes deve ter no mínimo seis salas de aula, além de acomodações para biblioteca e laboratório. As instalações podem ser de uma escola municipal ou estadual. Cada turma é composta por 30 alunos.
Deixe seu comentário