URUGUAIANA JN PREVISÃO

Expansão

PL cria unidade do Colégio Tiradentes em Uruguaiana

Cristiano Guerra - Expectativa é de que matéria seja votada no dia 16, durante a última sessão ordinária do ano

Uruguaiana poderá ter uma unidade do Colégio Tiradentes da Brigada Militar. A criação consta entre uma série de alterações propostas em projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa pelo governo Eduardo Leite (PSD). A matéria dispõe sobre a Organização, a Estrutura Básica e o efetivo da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências, e a expectativa é de que seja votado em plenário na sessão ordinária no do dia 16 de dezembro. 

A criação de uma unidade do Colégio Tiradentes em Uruguaiana é uma reivindicação antiga, do deputado estadual Frederico Antunes (PP), líder do governo. De acordo com o Parlamentar, esta é “uma demanda do mandato que nesse ano está completando 10 anos”. "Começamos com essa pauta durante o governo Yeda Crusius, seguimos no governo Sartori e, agora no governo Eduardo Leite. Estamos muito próximos de concretizar esse sonho de Uruguaiana e região", diz. 

Antunes disse ainda que está procurando os demais líderes de bancada dos partidos para que o projeto seja votado no próximo dia 16, quando ocorre a última sessão legislativa do ano. 

O Colégio 

O Colégio Tiradentes da Brigada Militar (CTBM) foi criado pela Brigada Militar em 1980 e atualmente conta com seis campi: Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo, Santo Ângelo, São Gabriel, Ijuí e Pelotas. 

Apesar de ser um colégio estadual, está ligado ao Departamento de Ensino da Brigada Militar, e tem um comandante, oficial superior do quadro da Brigada, como diretor de cada unidade. 

O ingresso é feito através de concursos públicos, com exames intelectual e teste físico, com vagas ofertadas para candidatos civis e para os dependentes de militares da Brigada Militar e Bombeiros. 

O imóvel para sediar uma unidade do Colégio Tiradentes deve ter no mínimo seis salas de aula, além de acomodações para biblioteca e laboratório. As instalações podem ser de uma escola municipal ou estadual. Cada turma é composta por 30 alunos. 

Audiência pública debate mudanças no Código Tributário Anterior

Audiência pública debate mudanças no Código Tributário

AL realiza extraordinária nesta terça para votar Orçamento 2026 Próximo

AL realiza extraordinária nesta terça para votar Orçamento 2026

Deixe seu comentário