URUGUAIANA JN PREVISÃO

Crescimento Econômico

Uruguaiana teve aumento na abertura de MEIs e na geração de empregos em 2024

Marcello Casal Jr / Agência Brasil - Aplicativo Gov.br

Em 2024, Uruguaiana registrou um crescimento significativo na abertura de empresas. Foram 2.392 novos negócios formalizados ao longo do ano. Desse total, 993 são Microempreendedores Individuais (MEIs) e 1.459 correspondem às demais pessoas jurídicas, como empresa de pequeno porte (EPP), microempresas (ME), sociedade limitada (LTDA), entre outras. Por outro lado, foram contabilizadas 210 baixas, ou seja, fechamento de empresas. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semude).

Esse cenário reflete um movimento de fortalecimento do empreendedorismo na cidade, motivado tanto pelo desejo de independência financeira quanto pela necessidade de alternativas diante das oscilações do mercado de trabalho.

Comparação Semestral

A comparação semestral evidencia esse crescimento: no primeiro semestre, houve 123 baixas, 444 alvarás e 147 MEIs (total de 591), enquanto no segundo semestre, houve um aumento expressivo, com 87 baixas, 1.015 alvarás e 786 MEIs (total de 1.788). Os meses de setembro e outubro se destacaram como os períodos de maior movimentação, com 403 e 379 novos registros, respectivamente. Setembro, especificamente, foi o mês com o maior volume de novas empresas.

Além disso, os dados destacam um crescimento significativo na abertura de MEIs e na concessão de alvarás na segunda metade do ano. Comparando os dois períodos, o número de MEIs praticamente quadruplicou, passando de 147 para 786, enquanto o número de baixas diminuiu, indicando maior estabilidade no ambiente empresarial. Esses números refletem o crescimento do empreendedorismo na cidade, impulsionado pela busca de muitos por alternativas no mercado de trabalho.

No entanto, o aumento de MEIs, que são, em sua maioria, negócios individuais com custos reduzidos, também pode ser visto como uma resposta às dificuldades econômicas e à falta de oportunidades de emprego formal. Muitas pessoas têm recorrido ao MEI como uma alternativa para a geração de renda diante das limitações do mercado de trabalho.

Mercado de Trabalho

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é possível observar, no Painel de Informações do Novo Caged, que, em 2024, Uruguaiana teve um cenário positivo para o mercado de trabalho. O município registrou 10.162 admissões e 9.702 desligamentos, resultando em um saldo líquido de 460 novos empregos formais.

O estoque total de empregos atingiu 20.807, indicando estabilidade na geração de postos de trabalho.

A evolução das admissões e desligamentos ao longo do tempo mostra um crescimento nas contratações, com picos significativos em 2022 e 2024. Durante o ano, o saldo mensal de empregos variou, com o maior crescimento registrado em um mês, com 304 admissões líquidas.

Novo Caged

Além disso, o mercado de trabalho uruguaianense, em dezembro de 2024, registrou 771 admissões e 758 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 13 empregos no último mês do ano. A evolução das admissões e desligamentos ao longo dos anos indica variações significativas, com saldos mensais positivos de até 285 novos empregos em anos anteriores.

Desse modo, os dados apresentados pela Semude apontam uma recuperação e expansão do mercado de trabalho em Uruguaiana ao longo dos meses de 2024, finalizando o ano com saldo positivo e uma base empregatícia animadora.

Oportunidades e Desafios

Embora os números de aberturas de empresas e do mercado de trabalho sejam positivos, Uruguaiana ainda enfrenta desafios para transformar esse crescimento em estabilidade econômica duradoura. A cidade precisa de um conjunto de ações mais robustas, que fortaleçam o ambiente de negócios e criem condições mais favoráveis para o desenvolvimento sustentável das empresas.

A ampliação das oportunidades de emprego formal e o apoio contínuo aos pequenos e médios empreendedores são essenciais para que o município possa consolidar um crescimento econômico que beneficie toda a população e gere mais estabilidade no mercado de trabalho.

Contribuintes têm até dia 28 pagar IPVA 2025 com desconto máximo de 22,40% Anterior

Contribuintes têm até dia 28 pagar IPVA 2025 com desconto máximo de 22,40%

Justiça define idade mínima para desfilar no carnaval 2025 Próximo

Justiça define idade mínima para desfilar no carnaval 2025

Deixe seu comentário