Mancha Crioula
Mauro Ferreira será o jurado o Mancha Crioula

João Morais imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Criador em Lavras do Sul, o advogado também é reconhecido como músico de destaque ao lado de Luiz Carlos Borges e presidiu a ABCCC.
A próxima semana será marcada pela presença de tobianos, bragados e oveiros no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Será o momento de os cavalos Crioulos manchados mostrarem suas aptidões vaqueiras e sua excelência na Morfologia. O Mancha Crioula, que será realizado pela Trajano Silva Remates, acontece em parceria com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região e contará com Credenciadora Mista, Freio Jovem e Freio do Proprietário.
A avaliação de quesitos como conformação de cabeça, garupa, aprumos, costelas e outros que compõem a Morfologia ficará sob a responsabilidade do jurado Mauro Raimundi Ferreira. Ex-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Ferreira tem sua criação, em parceria com a família, na Cabanha Macanudo, em Lavras do Sul (RS). Advogado de formação, ele também é conhecido por sua veia artística, subindo aos palcos com o parceiro Luiz Carlos Borges e arrematando títulos importantes, como a Califórnia da Canção Nativa.
Todas estas facetas contribuem para um olhar ainda mais afiado em pista. “Sou jurado efetivo há bastante tempo, tenho julgado há bastante tempo os passaportes da raça Crioula e este ano estou escalado para julgar a Outonal, e com muito prazer. Três anos atrás, julguei a Final da Morfologia Expointer na categoria fêmeas. Quando estive na presidência da casa, fiz questão de prestigiar o Mancha Crioula, porque, embora não seja um evento oficial da raça, tudo que se refere ao cavalo Crioulo, que gira toda a cadeia produtiva do cavalo Crioulo, é de interesse da nossa associação”, afirma Ferreira.
O jurado conta ainda que se considera um aficionado pelos manchados e que trabalha junto a um núcleo de éguas tobianas. Esta será sua primeira vez julgando no Mancha Crioula, evento que ele garante ter um conceito firmado como fomento não só para a raça, mas também para os animais de pelagens manchadas. Ferreira destaca, também, que sua avaliação dos animais, previamente selecionados por sua pelagem, seguirá todos os critérios morfológicos, como animais de boa conformação, bom temperamento e andares.
Os julgamentos da Morfologia do Mancha Crioula estão programados para o sábado, 29/3, a partir das 13h30min. O Mancha Crioula inicia na sexta-feira, dia 28/3, com a entrada dos animais a partir das 8h. O tradicional remate será no domingo, às 20h, de forma virtual e transmitido pela Trajano Web.
Deixe seu comentário