URUGUAIANA JN PREVISÃO

Média nacional

Uruguaiana supera média de vacinação para BCG e Hepatite B

Ilustração-Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - – As duas vacinas são indicadas para os primeiros dias de vida.

Em Uruguaiana, no primeiro semestre de 2024, os índices de cobertura vacinal superaram significativamente a média nacional. A cidade alcançou 94,27% da meta estabelecida para a vacina BCG e 107,48% para a vacina contra Hepatite B.  

De acordo com Maria Izabel Bertei, enfermeira responsável pelo setor da Saúde da Mulher, a indicação e explicação da importância da vacina BCG e contra a Hepatite B é feita durante o pré-natal em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e no setor. “Realizamos essas indicações e reforçamos no pós-parto, principalmente quando essa puérpera leva o recém-nascido para realizar o Teste do Pezinho. Isso é bem enfatizado por todos os profissionais, até na maternidade do Hospital Santa Casa”, afirmou. 

Maria Izabel Bertei ainda afirma que os meios de comunicação também auxiliam para que a informação chegue em mais pessoas. “Com certeza todos esses fatores beneficiam para que os nossos índices sejam tão bons. As vacinas só melhoram a imunidade do bebê e garantam que essas doenças sejam cada vez menos comuns” finalizou. 

Entre as primeiras vacinas indicadas para recém-nascidos está a BCG, que previne contra as formas mais graves da tuberculose, como a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa. De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, nos seis primeiros meses de 2024, a cobertura vacinal desse imunizante atingiu 75,3% em todo o país, aproximando-se do índice total do ano anterior, que foi de 79,1%. Além da BCG, a vacina contra a Hepatite B, também deve ser administrada ao recém-nascido nas primeiras horas de vida, idealmente nas primeiras 12 a 24 horas após o nascimento. No primeiro semestre de 2024, a cobertura vacinal do imunizante contra a Hepatite B atingiu uma média de 85,54%. 

A tuberculose é transmitida pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, mais conhecida como bacilo de Koch. Além de atingir os pulmões, os ossos, rins e meninges também são afetados. Os principais sintomas são tosse – que pode conter sangue, falta de ar, dor no peito, fraqueza, perda de peso, febre e sudorese ao final do dia. Já a hepatite B, é uma infecção viral que afeta o fígado, transmitida por sangue contaminado, relações sexuais desprotegidas ou de mãe para filho durante o parto. Pode ser assintomática ou apresentar sintomas como fadiga, dor abdominal, e icterícia.  

61 – As duas vacinas são indicadas para os primeiros dias de vida. Ilustração/Freepik 


Governo faz recomendações de segurança e privacidade na era digital Anterior

Governo faz recomendações de segurança e privacidade na era digital

OAB Uruguaiana realiza palestra Próximo

OAB Uruguaiana realiza palestra "Marketing Jurídico e Inteligência Artificial"

Deixe seu comentário