URUGUAIANA JN PREVISÃO

Inovação

Cidade Empreendedora completa quatro anos em Uruguaiana

Leonardo Soares-Sebrae imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - – Uruguaiana tem um saldo de 5,9 mil empresas abertas desde 2019.

O Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS e a Prefeitura Municipal, completa quatro anos em Uruguaiana no mês de junho, marcando uma significativa transformação no ambiente de negócios e impulsionando o desenvolvimento em vários aspectos. Desde seu lançamento oficial em 2020, o programa tem proporcionado avanços notáveis em áreas como desburocratização, educação empreendedora, inovação e turismo. 

Uruguaiana viu seu crescimento econômico refletido no aumento do número de novas empresas, com um saldo positivo de 5,9 mil empresas abertas desde 2019. A Prefeitura renovou a adesão ao programa durante o 1º Encontro Presencial dos Municípios com Cidade Empreendedora em agosto do ano passado, realizado em Porto Alegre. 

Rodrigo Santariano, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, destacou que o Cidade Empreendedora permitiu identificar e melhorar procedimentos para apoiar os empreendedores, facilitando a abertura de empresas e fortalecendo parcerias de serviços. 

Destacando-se na desburocratização, Uruguaiana implementou iniciativas como a Lei de Liberdade Econômica e a premiada Sala do Empreendedor. A sala recebeu o Selo Diamante pela excelência no atendimento ao público, após uma significativa redução no tempo necessário para abrir uma empresa na cidade, de 113 horas em 2020 para apenas 13 horas em 2023. 

No campo da educação empreendedora, o programa impactou 29,5 mil alunos e capacitou mais de 2 mil professores em todos os níveis de ensino. Uma conquista importante foi a instituição da robótica como disciplina obrigatória nas escolas municipais, iniciada em algumas delas no primeiro semestre de 2023. 

Na área de inovação, Uruguaiana avançou com a criação do Conselho de Inovação e a formação do Ecossistema de Inovação InovaMun, colaborando com empresas, governo, instituições de ensino e sociedade civil para desenvolver soluções para desafios locais. 

No setor de turismo, o programa atualizou o Plano Municipal de Turismo, implementou o Conselho Municipal de Turismo e promoveu a qualificação junto aos empresários locais, além de realizar o Diagnóstico de Potencial Turístico (RADAR) para identificar oportunidades na área. 


Novo concurso dos Correios terá 3,2 mil vagas Anterior

Novo concurso dos Correios terá 3,2 mil vagas

Projeto de Equoterapia deve atender pacientes neurodivergentes Próximo

Projeto de Equoterapia deve atender pacientes neurodivergentes

Deixe seu comentário