URUGUAIANA JN PREVISÃO

Iniciativa

Projeto de Equoterapia deve atender pacientes neurodivergentes

Divulgação-2ª Bda C Mec imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - – O ato de assinatura ocorreu no último sábado.

No último sábado, 29/6, ocorreu um ato solene de assinatura do acordo de cooperação técnica do Projeto de Equoterapia General Fidélis. O acordo promovido pela 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, foi assinado nas instalações do Círculo Militar de Uruguaiana, onde serão desenvolvidas as atividades da equoterapia. 

O acordo é uma iniciativa da Brigada Charrua, em parceria com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa, Associação de Pais e Amigos do Excepcional de Uruguaiana, Centro de Equoterapia General Fidélis e Projeto Costurinha de Uruguaiana. Ainda conta com apoio da Agência Sicredi e Rotary Club Uruguaiana. 

Equoterapia 

A Equoterapia é um recurso terapêutico que integra o cavalo em uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação. O movimento tridimensional do cavalo facilita a neuromuscular e sensorial, complementado pelo vínculo afetivo entre paciente, cavalo e terapeuta. Esse método contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial, psicológico e sociocomunicativo de pessoas com deficiências e necessidades especiais. 

Durante as sessões, pacientes interagem com os animais sob a supervisão de profissionais especializados. O movimento natural do cavalo estimula músculos, promove equilíbrio e coordenação motora, enquanto benefícios como melhora na autoestima, redução de estresse e desenvolvimento de habilidades sociais são evidentes. Indicada para condições como paralisia cerebral e autismo, a equoterapia oferece uma abordagem única e eficaz para indivíduos de todas as idades, promovendo um vínculo terapêutico entre homem e animal. 

A iniciativa 

O Projeto Equoterapia General Fidélis será coordenado pelo 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado, e ocorrerá nas instalações do Círculo Militar de Uruguaiana. De acordo com Diego Cantori, secretário adjunto de Saúde, a pasta entrará com os profissionais, sendo Educador Físico, Assistente Social e Fisioterapeuta. Diego Cantori afirma que os profissionais realizaram curso na área pela Associação Nacional de Equoterapia (Ande). 

Os pacientes deverão ter indicação do seu médico para participar do projeto e a previsão para iniciar as sessões é a partir do dia 1º de agosto, afirma Diego Cantori. 



Cidade Empreendedora completa quatro anos em Uruguaiana Anterior

Cidade Empreendedora completa quatro anos em Uruguaiana

Seminário LGBTQIAPN+ movimenta Uruguaiana Próximo

Seminário LGBTQIAPN+ movimenta Uruguaiana

Deixe seu comentário